Brasil faz dobradinha no lançamento de disco nos Jogos Pan-americanos de Lima
Andressa de Morais ficou com a prata e Fernanda Martins com o bronze. Nos 5.000m, Altobeli da Silva também faturou a prata
O primeiro dia de disputa das provas de pista e campo do atletismo terminou com três medalhas para o Time Brasil. Nesta terça-feira (dia 6), no Estádio Atlético, na Vila Esportiva de Videna, Andressa de Morais e Fernanda Martins fizeram a dobradinha no lançamento de disco, conquistando prata e bronze, respectivamente. De quebra, Andressa ainda estabeleceu novo recorde sul-americano. Nos 5.000m, Altobeli da Silva faturou a medalha de prata.
Andressa ficou com a prata ao lançar o disco a 65,98m. “Estou muito feliz pelo recorde e pela medalha de prata. O ano só está começando, tenho Mundial pela frente e vou reencontrar a cubana”, disse Andressa, referindo-se à Yaimé Perez, que ficou com a medalha de ouro e novo recorde pan-americano (66,58m). O bronze de Fernanda veio com a marca de 62,23. “Eu estava um pouco nervosa e isso atrapalhou um pouco. Eu sabia que a prova seria muito difícil. Estou feliz com o bronze e com duas brasileiras no pódio”, afirmou Fernanda.
Na final dos 5.000m, Altobeli ficou praticamente a prova a toda um pouco para trás. No fim, ele arrancou depois que outros competidores fizeram o mesmo e correu para faturar a prata com o tempo de 13min54s42. “A última volta foi tensa, o que surpreendeu foi o peruano (Jose Luis Ramos) que arrancou antes do que eu previa. Mas consegui manter a calma e chegar na segunda posição”, disse Altobeli, que volta a competir no sábado (dia 10) nos 3.00m com obstáculos.
O Brasil também teve bom desempenho nas semifinais dos 100m rasos. No masculino, Rodrigo Nascimento e Paulo André venceram suas baterias e ainda somaram os melhores tempos no geral. Rodrigo cravou 10s27, enquanto Paulo fez 10s29. Os dois disputam a final nesta quarta-feira (dia 7), às 18h52 (de Brasília). No feminino, Vitória Rosa chegou em segundo na sua bateria, com o tempo de 11s40, e também avançou para a final nesta quarta, às 18h40 (de Brasília). Franciela Krasucki não conseguiu a classificação.
Nos 400m com barreiras, Alison dos Santos também passou para a final. Na semifinal nesta terça-feira, ele chegou em segundo lugar na sua bateria, com o tempo de 49s74. A disputa pela medalha de ouro será na quinta-feira (dia 8), às 20h15 (de Brasília).
No decatlo, Jefferson Santos terminou o dia na sexta colocação, após a disputa de cinco provas: 100m rasos, salto em distância, arremesso de peso, salto em altura e 400m. Nesta quarta-feira, o brasileiro disputa as cinco provas restantes do programa: 110m com barreiras, lançamento do disco, salto com vara, lançamento do dardo e 1.500m.
Na final dos 10.000m feminino, Tatiele de Carvalho terminou na nona posição. E na final do salto em distância feminino, Eliane Martins foi a décima colocada.