Brasileira é escolhida para programa de Jovens Líderes do Comitê Olímpico Internacional
Camila Tauil Alves Barreira é uma das 25 integrantes da iniciativa que tem o objetivo de fomentar ações esportivas ao redor do mundo

A brasileira Camila Tauil Alves Barreira foi selecionada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em um processo que envolveu mais de cinco mil inscritos de 169 países, para participar do Programa Jovens Líderes do COI entre 2025 e 2028. Foram escolhidos 25 jovens dos cinco continentes que atuarão como agentes de mudança apaixonados, trabalhando para desenvolver projetos inovadores alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas (ONU).
"A seleção desses 25 jovens líderes excepcionais de diversas origens ressalta nosso compromisso em capacitar a próxima geração para construir um mundo melhor por meio do esporte. O número recorde de candidatos destaca como os jovens globalmente reconhecem o importante papel do esporte na sociedade", disse o presidente do COI, Thomas Bach. "Suas ideias inovadoras e dedicação para alavancar o esporte para uma mudança social positiva nos inspiram a todos. Estamos ansiosos para apoiá-los enquanto eles contribuem para o Movimento Olímpico e causam um impacto significativo em suas comunidades. É isso que o Movimento Olímpico representa: construir um mundo melhor por meio do esporte."
Os Jovens Líderes do COI receberão um programa personalizado de capacitação de quatro anos que inclui orientação e treinamento especializado, acesso a uma ampla rede de esportes para o desenvolvimento e financiamento inicial de US$ 10.000, o que os ajudará a transformar suas ideias em iniciativas impactantes e sustentáveis.
“Eu não poderia estar mais feliz e honrada em fazer parte desse grupo. Estou pronta para transformar vidas através do poder do esporte. Essa iniciativa do Comitê Olímpico Internacional capacita jovens líderes a usar o esporte como ferramenta de transformação social, oferecendo treinamento, mentoria e financiamento para desenvolver projetos de impacto. É uma oportunidade incrível de inspirar, incluir e gerar mudanças significativas por meio do esporte e eu não poderia estar mais feliz e empolgada para isso. Vamos juntos construir um futuro mais inclusivo e conectado através do esporte”, celebrou Camila.
Desde seu lançamento em 2016, o Programa de Jovens Líderes do COI apoiou 145 Jovens Líderes de 77 países e territórios, que coletivamente entregaram mais de 160 projetos, impactando positivamente mais de 55.000 vidas em comunidades no mundo todo. Esta iniciativa contribui diretamente para fortalecer o papel do esporte como um facilitador para os ODS, capacitando os jovens a impulsionar a mudança social por meio de soluções inovadoras.
A seleção deste ano expande ainda mais o alcance global do programa, com os Jovens Líderes do COI vindos de países que ainda não foram representados no programa: República Dominicana, Indonésia, Cazaquistão, Polônia e Zimbábue.
Os Jovens Líderes do COI 2025-2028 selecionados são:
África
Otim Ambrose (Uganda)
Príncipe Apoh (Gana)
Jordan Joel (Nigéria)
Audrey Oronda (Quênia)
Nadine Taderera (Zimbábue)
Américas
Guadalupe Beltrán (Argentina)
Kyndall Hudson (EUA)
José López Aceves (México)
Ayanna Morgan (Barbados)
Parque SunMin (Canadá)
Camila Tauil Alves Barreira (Brasil)
Rafael Valdivieso (República Dominicana)
Ásia
Chloé Abou Chabake (Líbano)
Gala Laher Hiten (Índia)
Tin Sum Lee (Hong Kong, China)
Sara Merican (Singapura)
Amirtya Soerakoesoemah (Indonésia)
Yenlik Ultarakova (Cazaquistão)
Europa
Oleksandra Boliak (Ucrânia)
Sofia Bonicalza (Itália)
Marta Gorczyńska (Polônia)
Murhad Hussain (Grã-Bretanha)
Eduardo Oliveira (Portugal)
Georges Speyer (França)
Oceania
Kalinda Robinson (Austrália)
Processo de seleção
O processo de seleção para a sétima edição do programa Jovens Líderes do COI foi lançado em setembro de 2024 por meio da campanha #ApplyNow. Isso atraiu 5.270 jovens de 169 países e territórios que se registraram para o Sprint de Aprendizagem de Quatro Semanas inicial. Esta fase serviu como uma oportunidade para envolver diretamente os jovens globais em tópicos como esporte para o desenvolvimento sustentável, Olimpismo365, o Movimento Olímpico e os valores Olímpicos.
Dos candidatos iniciais, 821 jovens concluíram com sucesso a primeira fase e receberam um Certificado de Participação. Destes, 465 se inscreveram para a segunda fase do programa, levando à seleção final de 25 Jovens Líderes.
Todos os finalistas foram validados por seus respectivos Comitês Olímpicos Nacionais, que forneceram informações e confirmaram as candidaturas pré-selecionadas.