Logo

Brasileiros vencem medalhistas olímpicos e avançam às semifinais da Copa do Mundo de Boxe, em Foz do Iguaçu 

Yuri Falcão bateu campeão olímpico e Jucielen Romeu superou medalhista de bronze em Paris. Brasil tem nove atletas nas semifinais, que começam nesta quinta-feira, 03

Por Comitê Olímpico do Brasil

3 de abr, 2025 às 11:13 | 3 de leitura

Compartilhe via:

Yuri Falcão bateu campeão olímpico nas quartas da Copa do Mundo de Boxe, em Foz do Iguaçu. Foto: Douglas Ragi/World Boxing

O boxe brasileiro foi muito bem nas eliminatórias da primeira etapa da Copa do Mundo da World Boxing que acontece ao longo desta semana, em Foz do Iguaçu, e classificou nove atletas para as semifinais. O que significa que o país garantiu, pelo menos, nove medalhas, já que os perdedores das semifinais faturam o bronze diretamente. 

 

+ASSISTA AO VIVO

 

Um dos grandes momentos das preliminares foi a vitória de Yuri Falcão (65kg) sobre o atual campeão olímpico dos 71kg, Asadkhuja Muydinkhujaev, do Uzbequistão, nas quartas-de-final. O uzbeque levou o primeiro round, mas o brasileiro seguiu confiante e agressivo na luta para levar os dois rounds finais. Yuri traz o boxe em seu DNA e vem mantendo o legado de seus tios medalhistas olímpicos, Esquiva e Yamaguchi Falcão. 

 

“Foi uma luta muito intensa. Eu já sabia que seria assim, ele é o atual campeão olímpico, um atleta muito duro também. Só que eu já conhecia ele de outros campeonatos mundiais. Eu dormi pensando nessa estratégia, entrar calmo, cabeça azul que a gente vem treinando, não se deixar levar pelo nervosismo, pela ansiedade. Consegui colocar meu jogo e deu certo. Na comemoração, quando todo mundo me jogou pro alto, eu vi que não tem para ninguém, vamos chegar na final e ser campeão”, projetou Yuri, que luta a semi na sexta, 04. As finais serão no sábado, 05.

 

DSC07592 (1).jpg
Yuri Falcão celebra vitória sobre campeão olímpico na Copa do Mundo de Boxe, em Foz do Iguaçu. Foto Douglas Ragi/World Boxing

 


Além dele, nas chaves masculinas, também classificaram-se às semifinais os atletas Luiz “Bolinha” Oliveira (60kg), Kauê Belini (75kg), Wanderley “Hollyfield” Pereira (80kg) e Isaias Filho (90kg). Por outro lado, Michael Trindade (55kg), Cristiano Pereira (70kg) e Abner Teixeira (+90kg) pararam na primeira rodada. 

 

Já no feminino, o grande destaque até agora foi o desempenho de Jucielen Romeu (57kg), representante do Brasil nos Jogos de Tóquio e Paris, que estreou com uma vitória segura sobre a boxeadora de Taipei, Shi-Yi Wu, medalhista de bronze no peso de cima em Paris. Com a vitória, Juci também se classificou às semi e voltará ao ringue na sexta, 04. 

 

“Gostei bastante (do meu desempenho), lutei bem com uma atleta nova na minha categoria. Ela veio dos 60kg e desceu agora pro 57kg, então é uma adversária nova para mim. Estudei ela com meus técnicos e o resultado foi esse, uma luta excelente, bem técnica, estou muito feliz com meu desempenho e agora é focar na próxima luta. Já lutei com essa adversária no final do ano passado e ganhei. Mas, a gente não pode subestimar o adversário. Obviamente, ela estudou o que ela errou para não errar dessa vez. E eu vou dar o melhor, espero sair com a vitória novamente rumo à final”, analisou Juci. 

 

DSC04791.jpg
Juci Romeu venceu medalhista olímpica e avançou à semifinal da Copa do Mundo, em Foz. Foto: Douglas Ragi/Wolrd Boxing

 


Além dela, o Brasil terá Radija Gama (48kg), Queila Américo Braga (70kg) e Viviane Pereira (75kg), em categorias com menos boxeadoras inscritas, que vão estrear direto nas semifinais, nesta quinta-feira, 03. Já Beatriz Soares (65kg), Caroline Almeida (51kg), Tatiana Chagas (54kg) e Rebeca Santos (60kg) pararam na primeira rodada de suas categorias. 

 

+RESULTADOS COMPLETOS 

 

A Copa do Mundo de Foz do Iguaçu é a primeira de três etapas da World Boxing e conta pontos para o ranking mundial da modalidade, que permanecerá no programa olímpico para Los Angeles 2028. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS