Catarinense bate recorde sul-americano dos 110m com barreiras
Vinicius de Brito garantiu o ouro e estabeleceu nova marca continental sub-18 com o tempo 13s20
No primeiro pódio do atletismo dos Jogos da Juventude Ribeirão 2023, o título veio acompanhado de um recorde sul-americano da categoria sub-18. Neste sábado (2), na pista da Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), subsede dos Jogos, o atleta Vinicius de Brito, de Santa Catarina, fez o tempo de 13s20 para anotar a nova marca continental na prova dos 110 metros com barreiras. E o mais curioso: o velocista acabou começando no atletismo por conta de um “acidente”.
Natural da cidade de Rio do Sul (SC), Vinicius iniciou no atletismo aos 12 anos, mas por pouco o hoje campeão e recordista sul-americano dos 110m com barreiras não teve o futebol como esporte na infância.
“Eu jogava futsal em uma cidade vizinha a Rio do Sul. Meu pai teve problemas de saúde e faleceu. Depois disso eu pedi para um colega do meu pai me levar para jogar futebol. Só que no estádio municipal a sala do futebol é ao lado da do atletismo. E eu errei a sala”, contou, aos risos, o velocista.
A mãe, a princípio, estranhou a mudança do filho, que até então tinha o futebol como seu grande interesse. Mas a rápida evolução de Vinicius nas provas de velocidade comprovou que o “erro” de seu filho foi, na verdade, o maior acerto dele.
“No início ela achou estranho. Mas, depois, conforme eu fui treinando e vi que era isso mesmo o que eu queria para mim, ela me apoiou 100%. E hoje estou aqui”, concluiu o corredor.
Na disputa dos Jogos da Juventude, o jovem catarinense superou o recorde sul-americano anterior da categoria, de 13s38, que pertencia a John Paredes, da Colômbia, desde 2019. Vinicius também estabeleceu o novo recorde dos Jogos da Juventude, marca que era de 13s48, estabelecida na edição de 2013 por Julio Cesar Nascimento de Oliveira, do Rio de Janeiro.
“Ainda não me caiu a ficha, mas estou muito feliz de ter conquistado essa marca. Era um objetivo que eu almejava e fico muito feliz de ter batido esse recorde”, disse Vinicius poucos momentos após o histórico triunfo.
Já na disputa da semifinal, realizada pela manhã, Vinicius registrou o bom tempo de 13s55, apenas 0s07 acima do recorde da competição, dando o prenúncio do que alcançaria na final realizada à tarde. A vitória nos Jogos da Juventude coroa o grande ano do barreirista, que em 2023 sagrou-se bicampeão brasileiro Sub-18 e também conquistou a medalha de prata no Mundial Escolar, realizado em agosto, no Rio de Janeiro (RJ).
Atletismo nos Jogos da Juventude
As provas de atletismo estão sendo disputadas na Academia da Força Aérea, em Pirassununga, sendo a base mais distante de Ribeirão Preto. Neste sábado (02), ainda foram disputadas as finais dos 100m (masculino e feminino), 400m (masculino e feminino), 3.000m feminino e 5.000m masculino na marcha atlética. A modalidade segue com finais todos os dias, até a próxima segunda (4).