Logo
COB

COB institui Comissão Médico-Científica para fortalecer a saúde e o desempenho dos atletas brasileiros

Comissão é formada por sete médicos, presidida por Breno Schor e liderada pela doutora Ana Carolina Corte, gerente de Saúde do COB

Por Comitê Olímpico do Brasil

27 de jan, 2026 às 17:00 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Mariana Sá/ COB

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) instituiu, na sexta-feira (23), a Comissão Médico-Científica, que será responsável pela criação e manutenção de um banco de dados científico qualificado, reunindo resultados, pesquisas médicas e melhores práticas. Ao todo, sete médicos fazem parte do grupo liderado pela doutora Ana Carolina Corte, gerente de Saúde do COB.  

 

A iniciativa reforça o compromisso da entidade com a promoção da saúde, do bem-estar e do desempenho esportivo dos atletas brasileiros. A criação da Comissão foi formalizada pelo diretor-geral Emanuel Rêgo em uma reunião na sede do Comitê Olímpico, no Rio de Janeiro.  

 

“Quando falamos em Nação Esportiva, não falamos só de esportistas, mas sim de pessoas ligadas ao esporte. Com a criação da Comissão Médico-Científica, o COB dá mais um passo estratégico para consolidar sua atuação como referência mundial em saúde e ciência aplicada ao esporte”, disse Emanuel.  

 

Vinculada e apoiada pela Gerência Médica do COB, a Comissão será composta por um presidente e sete membros, todos profissionais com reconhecida formação acadêmica, experiência no esporte de alto rendimento e produção científica relevante. São eles: o presidente Breno Schor; e os membros André Pedrinelli, Maria Beatriz de Moliterno Perondi, Ney Coutinho Pecegueiro do Amaral, Patrícia Alves Oliveira, Benno Ejnisman, Felipe Hard e Antônio Carlos Marttos Junior.  

 

O grupo de médicos terá a missão de estudar, promover e difundir o conhecimento na área da Medicina do Esporte no COB, além da necessidade de estabelecer critérios para o funcionamento e a atuação da área de Saúde do COB em um cenário médico-científico de referência internacional. Assim, a Comissão Médico-Científica do COB consolida-se como uma unidade de pesquisa e referência para o Comitê Olímpico Brasileiro. 

 

“Avançamos mais um passo dentro da história do Comitê Olímpico ao estabelecer essa comissão como um órgão de assessoramento à direção esportiva, ao Presidente, ao Movimento Olímpico Brasileiro no sentido de que as discussões tenham um alcance técnico de excelência e que a gente consiga construir uma medicina esportiva voltada para o alto rendimento buscando maior qualidade”, disse Jorge Bichara, consultor de esportes do Comitê Olímpico do Brasil. 

 

Entre as principais atribuições da Comissão estão o desenvolvimento e a promoção da ciência da Medicina do Esporte, a elaboração de protocolos médicos e manuais de conduta, o suporte técnico à Gerência Médica do COB e a oferta de programas de educação médica voltados à segurança no esporte. 

 

2026_01_23_POSSE DA COMISSÃO MÉDICO-CIENTÍFICA_EMANUEL REGO_SEDE.jpg
Foto: Mariana Sá/ COB

 

“Estou muito feliz de estarmos juntos dando esse passo. Os médicos que formam esta comissão foram escolhidos não só pela capacidade técnica, que é indiscutível, mas por terem ajudado o esporte olímpico brasileiro em diversos momentos”, afirmou a doutora Ana Corte. 

 

As reuniões ocorrerão de forma ordinária uma vez por mês e, extraordinariamente, sempre que convocadas pelo presidente da Comissão ou pela Gerência da área de Saúde. Todo o trabalho seguirá rigorosamente os princípios do sigilo médico e da confidencialidade das informações dos pacientes, em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). 

 

Confira a resolução de nomeação completa no site: RES_PRES_018_RESOLUCAO_DE_NOMEACAO_DOS_MEMBROS_DA_COMISSAO_MEDICO_CIENTIFICA_DO_COB_4851492d0b.pdf  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS