COB leva ações do Programa Transforma para município de Teresópolis (RJ)
Dezessete escolas da cidade serrana do Rio de Janeiro adotarão metodologia do programa de promoção dos Valores Olímpicos da entidade.

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Prefeitura de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, iniciaram nesta semana uma parceria para implementar o Transforma, programa de promoção de Valores Olímpicos da entidade, em 17 escolas públicas da cidade. O prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen, a secretária municipal de Educação, Satiele Santos, além de diretores das escolas, professores, funcionários de apoio, representantes de pais e alunos participaram das solenidades de lançamento da iniciativa, que ocorreram entre os dias 8 e 10 de fevereiro. O COB esteve representado por Mariana Ribeiro, da área de Cultura e Valores Olímpicos do COB.
Dezesseis unidades escolares de Teresópolis, que atendem da educação infantil ao fundamental I, se tornaram Escolas Municipais Olímpicas de Teresópolis (EMOTs), e uma que atende o Fundamental II, um Ginásio Experimental Olímpico (GEOs). Estas escolas passarão a adotar um formato de ensino diferente. Serão escolas de tempo integral e adotarão a metodologia do Transforma, trabalhando a temática olímpica e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais em sua grade curricular. No GEO, os alunos terão ainda treinos semanais de tênis de mesa, badminton e judô.
“É um prazer para o COB ter o município de Teresópolis como o nosso mais novo parceiro. Ao longo do ano, os professores serão capacitados pelo Transforma e serão realizadas ações para toda a comunidade escolar. Acreditamos muito na união entre esporte e educação para a construção de um processo de ensino aprendizagem prazeroso e interessante para os alunos, afirmou Mariana.
O modelo adotado em Teresópolis é o mesmo utilizado com o município do Rio de Janeiro, parceiro do COB desde 2018, atendendo a quatro Escolas Municipais Olímpicas Cariocas (EMOCs).
“Uma preocupação de nossa gestão é criar políticas públicas para oferecer opção de contraturno e escolas de tempo integral, para que nossas crianças e adolescentes não passem tempo ocioso nas ruas. E o GEO atende a este objetivo, acolhendo os alunos com atividades extras ligadas ao esporte, a competências emocionais e comportamentais. Nosso agradecimento ao COB pela parceria. Vivemos o desafio de escrever uma nova história na Educação, com um projeto pedagógico ousadíssimo para oferecer aos nossos alunos um futuro de muitas oportunidades”, destacou o Prefeito de Teresópolis, Vinicius Claussen.
Desde 2018, o Programa Transforma já atingiu 33 mil crianças e jovens e cerca de 8 mil professores de sete estados do Brasil.