COB realiza cerimônia de formatura de 107 treinadores de três modalidades
Quinta edição do Curso de Alto Rendimento da Academia Brasileira de Treinadores capacitou profissionais de badminton, boxe e natação

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) realizou na manhã desta sexta-feira, dia 2, no Rio de Janeiro, a formatura dos alunos da quinta edição do Curso de Esporte de Alto Rendimento (CEAR) da Academia Brasileira de Treinadores (ABT). Ao todo, 107 profissionais de badminton, boxe e natação, de todas as regiões do Brasil, se capacitaram no curso promovido pelo Instituto Olímpico Brasileiro (IOB), departamento de Educação do COB, dedicado às áreas de Desenvolvimento e Aperfeiçoamento Esportivo.
O presidente do COB, Paulo Wanderley, abriu o evento parabenizando os formandos e ressaltando a importância da capacitação de treinadores para o desenvolvimento do esporte nacional.
“Fico muito à vontade nesse ambiente de formandos da ABT, porque estou totalmente incorporado nele. Sou professor de Educação Física e estando agora como presidente do COB sinto cada vez mais orgulho da nossa classe. Estar hoje aqui é uma satisfação enorme e a consolidação do trabalho de uma grande equipe. Para chegarmos aqui houve um trabalho de uma equipe muito grande de quase 310 colaboradores do COB. Temos diversas áreas de atuação e o IOB está fazendo um trabalho excepcional com os mais diversos stakeholders do esporte. Estamos sempre buscando nos atualizarmos e avançarmos sempre. Vocês são a nossa motivação”, declarou Paulo Wanderley em discurso endereçado aos treinadores.
Também prestigiaram a formatura os presidentes das Confederações Brasileiras de Badminton, José Roberto Santini, e de Boxe, Marcos Cândido de Brito além da gerente de modalidades da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Cristina Callou, o diretor executivo do Conselho Federal de Educação Física (CREF), Walfrido Amaral, e o consultor pedagógico da ABT, Antônio Carlos Gomes, que foi escolhido o paraninfo da turma.
“Hoje é um dia festivo, de uma grande realização de vocês, Treinadores-alunos, e que exigiu uma alta dose de superação. Estamos muito felizes, emocionados e, principalmente, realizados. A ABT é uma importante meta do COB, pois entende que o treinador está na base do desenvolvimento esportivo. Se temos bons treinadores, os resultados serão consequência”, destacou Marina Bastos, supervisora educacional do IOB.
Loani Landin, do badminton, foi a oradora da turma, batizada com o nome de Henrique Márcio, treinador de natação que faleceu alguns meses antes da conclusão do curso.
“A ABT é um divisor de águas para todos nós treinadores que estamos aqui representando as nossas modalidades. Acredito que tudo que aprendemos aqui poderá mudar o cenário para as três modalidades participantes desta edição. Podermos disseminar todo o conhecimento adquirido nos nossos estados fará muita diferença na formação de futuros atletas para o Brasil”, afirmou Loani, treinadora do clube Santa Mônica, do Paraná.
O evento de formatura teve três dias e contou com a apresentação dos projetos de treinamento dos alunos, além de palestras sobre esporte seguro, abuso e assédio, prevenção e enfrentamento à manipulação de competições e saúde mental.
Essa turma da ABT teve início em 2019, em função da pandemia da Covid-19 toda a programação do curso foi alterada. Portanto, hoje foi a primeira vez em dois anos que toda a turma se encontrou pessoalmente.
“Foram anos muito produtivos de muito aprendizado, que com certeza agregou valor não somente a nós treinados, mas que com certeza impactará no esporte brasileiro como um todo. Estou muito feliz e realizado e espero colocar em prática tudo que aprendemos aqui em prol do desenvolvimento dos atletas do nosso país”, declarou Vladimir de Godoi, que teve seu trabalho de conclusão de curso eleito o melhor da turma.
O CEAR teve mais de 800 horas/ aula distribuídas em módulos presenciais, à distância, além de dois estágios internacionais por modalidade, com treinadores de nível internacional. Ao todo, em quatro anos de ABT, o IOB já trouxe mais de 60 treinadores internacionais, entre campeões olímpicos e mundiais, que juntos contabilizaram 72 medalhas olímpicas e 120 medalhas mundiais.
A Academia Brasileira de Treinadores (ABT) é uma iniciativa do Instituto Olímpico Brasileiro (IOB) e tem o objetivo de complementar, por meio de atividades de cunho educacional de qualidade, a formação profissional de treinadores, na dimensão do esporte de alto rendimento, e, desse modo, contribuir de forma relevante para a conquista de resultados positivos no esporte olímpico.
O curso é chancelado pelo Comitê Olímpico do Brasil, Conselho Federal de Educação Física e Confederações Brasileiras Olímpicas das modalidades participantes desta edição da ABT.