COB realiza palestra sobre prevenção e enfrentamento da manipulação de competições para confederações
Consultor da entidade, Paulo Schmitt apresentou cenário sobre o assunto. Ação faz parte do Ciclo de Palestras do Programa Esporte Seguro para Organizações.
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) reuniu nesta terça-feira, dia 18, representantes das Confederações Brasileiras Olímpicas para palestra do advogado Paulo Schmitt com o tema “Prevenção e Enfrentamento da Manipulação de Competições”. A ação faz parte do Programa Esporte Seguro para Organizações, iniciativa liderada pelo Instituto Olímpico Brasileiro, área de Educação do COB, que visa contribuir para uma cultura de prevenção, reconhecimento, enfrentamento e adoção de boas práticas no ambiente esportivo, além de incentivar campanhas educativas por meio da parceria com diferentes organizações.
Consultor de Integridade do COB na Prevenção e Combate à Manipulação de Competições, Paulo Schmitt apresentou um cenário atual sobre o tema e as ações da entidade no combate e educação em relação a assunto que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo esportivo.
“Este é um tema bastante sensível e polêmico. Enfrentamos atualmente diversos problemas quando se trata de integridade no esporte, sobretudo em sua face externa. A falta de integridade traz uma série de problemas para as nossas competições, como perda de interesse, queda de audiência, enfim há uma falência da indústria do esporte. Uma máxima que podemos adotar para todas as áreas é de que a fraude está sempre na frente do controle. Por isso, é essencial se chegar antes com as informações. O mundo esportivo precisa ter contato antecipado com esses problemas. Precisamos prevenir, falar antes sobre esses temas. Essa é uma das nossas missões aqui”, afirmou Paulo Schmitt, que também reforçou o papel educacional do COB na disseminação de informações sobre o tema para o combate à manipulação no esporte.
“A nossa prioridade no momento, e que é a preocupação de todas as principais organizações esportivas como o Comitê Olímpico Internacional, é a questão educacional. Entendemos que o conhecimento é a nossa proteção. A integridade é um fator de sobrevivência para o esporte e é preciso educar antes para não punir depois. As organizações devem ser portadoras de segurança, identificação e erradicação de desvios éticos e crimes no esporte”, enfatizou Paulo Schmitt.
Desde 2021 o COB tem realizado diversas ações para a promoção do Esporte Seguro, como a criação de um canal de denúncias, campanhas e atividades educativas nos eventos realizados pela entidade, assim como cursos on-line e gratuitos sobre o tema. O Ciclo de Palestras é mais uma dessas iniciativas e na sua primeira edição, em junho, além de apresentações do diretor-geral Rogério Sampaio e da gerente do IOB, Soraya Carvalho, contou com palestra sobre racismo feita historiador e especialista em Políticas Públicas para a Infância e Juventude pela Universidade de Harvard, Luciano Ramos.
O Programa Esporte Seguro conta atualmente com 21 organizações parceiras. Todas elas terão a oportunidade de acompanhar, ao longo deste ano, cinco palestras com especialistas renomados em assuntos como: Prevenção e Enfrentamento do Abuso e Assédio; Educação e Prevenção ao Doping; Prevenção e Enfrentamento da Manipulação de Competições e Saúde Mental.