Logo
Jogos Escolares

Colégio que revelou o craque Vinícius Júnior disputa futsal dos Jogos Escolares

Odete São Paio, de São Gonçalo (RJ), busca duas vagas para a etapa nacional. Futsal vai agitar os ginásios Alice Martelli e Sérgio Festugatto, em Cascavel

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de set, 2019 às 11:34 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

O atacante do Real Madrid, Vinícius Júnior, iniciou sua carreira nas quadras de futsal do Colégio Odete São Paio, de São Gonçalo (RJ), onde estudou por sete anos. Pródiga em revelar talentos para o esporte, a instituição conquistou a medalha de ouro no ano passado no futsal feminino categoria 12 a 14 anos dos Jogos Escolares da Juventude. Em Cascavel (PR), o Odete São Paio busca outras duas vagas no esporte para a etapa nacional de 2019, que acontece em novembro, em Blumenau.

A partir desta terça-feira, dia 3, a equipe masculina de 12 a 14 anos e a feminina de 15 a 17 anos disputam o Regional Amarelo da maior competição escolar do país. A equipe masculina abre a competição a partir das 8h15 contra o Colégio Franciscano Sant’Anna, de Santa Maria (RS), no ginásio Alice Martelli, mesmo local onde a equipe feminina encara outro duelo contra uma equipe gaúcha: enfrenta o Colégio Cristóvão, de Caxias do Sul (RS), às 14h30.

Os quatro torneios de futsal dos Jogos Escolares da Juventude serão disputados ainda no ginásio Sérgio Festugatto, que recebe o primeiro jogo às 8h15, com o confronto entre o Colégio Estadual Xavier de Almeida, de Morrinhos (GO), e a Escola Municipal José Cupertino, de Afonso Cláudio (ES). A entrada do público é franca em qualquer ginásio que recebe os Jogos Escolares da Juventude.

Os Jogos Escolares já revelaram vários atletas para o alto rendimento, como a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô. Além delas, nomes como Hugo Calderano (tênis de mesa), Raulzinho (basquete), Etiene Medeiros (natação), Rosângela Santos (atletismo), que integraram o Time Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016, deram seus primeiros passos no esporte nos Jogos Escolares. Nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, 59 atletas da delegação brasileira tiveram passagem pelos Jogos Escolares.

Com um viés educacional, os Jogos Escolares estão cada vez mais próximos de outro programa do COB, o Transforma, que promove os Valores Olímpicos. O projeto possui duas frentes: uma destinada à formação de professores, que devem criar novas maneiras de ensinar e desenvolver as habilidades socioemocionais dos alunos; e outra com atividades educativas a crianças e jovens. Durante a etapa nacional, estão previstas também ações educativas no Centro de Convivência do evento, com crianças de escolas públicas municipais. Já em Cascavel e em Palmas, durante as etapas regionais, haverá a entrega de diplomas aos professores que passaram por uma capacitação online.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS