Logo
Jogos da Juventude

Conexão Brasil-Japão reforça importância do intercâmbio cultural e esportivo nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025

Dois grupos de atletas do país oriental estiveram presentes na competição de atletismo dos Jogos deste ano

Por Comitê Olímpico do Brasil

14 de set, 2025 às 19:03 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Foto: Gabriel Correia/COB

Uma imersão cultural e esportiva entre países amigos. Assim pode ser definida a passagem da delegação do Japão pelos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. Convidados especiais para os Jogos, dois grupos de atletas japoneses participaram do atletismo neste primeiro bloco de competições. E neste sábado (13), o grupo se despediu de Brasília e do Brasil com as ricas vivências adquiridas durante os Jogos da Juventude CAIXA. 

Dois grupos japoneses estiveram em Brasília nesses dias: um da cidade de Hamamatsu, com duas atletas, e outro com quatro atletas dos Jogos Escolares Brasileiros no Japão (JEBRA), que envolve a participação de 1.300 atletas brasileiros descendentes de japoneses para a disputa de oito diferentes modalidades no país oriental.

Na delegação do JEBRA, Alexia Mitsuhashi (17 anos), Higor Kiam (15 anos), Hiroshi Vataro (17 anos) e Laura Yanai (16 anos) compuseram o time nipônico-brasileiro. Já as representantes de Hamamatsu foram Mizuki Hora e Chihiro Kawai (ambas de 16 anos). Os atletas competiram nas provas dos 100m, 200m, 400m e no revezamento 4 x 100m rasos feminino. Mas o mais importante foi a vivência e a interação fora das pistas.

 

WhatsApp Image 2025-09-14 at 12.12.11.jpeg
Delegação japonesa nos Jogos da Juventude CAIXA 2025. Foto: Divulgação

 

“É a primeira vez que venho para uma competição multiesportiva. Claro que competir é importante, mas o que mais gostei foi de fazer novas amizades, saber das culturas de cada estado. Todo muito foi muito amoroso e receptivo”, comentou Alexia, que nasceu no Japão, é filha de brasileiros e mora atualmente na cidade de Ogaki. 

“Eu nunca tinha tido uma oportunidade como essa. Foi uma experiência única. Vir aqui pra correr com atletas incríveis de outros estados e fazer amizades foi muito especial. Fiz muitas amizades e a interação foi maravilhosa”, ressaltou Hiroshi, que nasceu no Brasil, mas mora há 17 anos no Japão, em Nagahama.

No grupo das atletas da cidade de Hamamatsu, Mizuki Hori e Chihiro Kawai trocaram experiências não somente culturais e esportivas, mas sobretudo tiveram trocas enriquecedoras com o idioma, já que falam exclusivamente o japonês. Lideradas por Etsuo Ishikawa e pelo treinador Kato Nobuhide, as meninas ressaltaram a importância do intercâmbio que tiveram nestes Jogos.

“Fiquei impressionada com a facilidade de interação com os brasileiros. A convivência foi maravilhosa e tivemos muito apoio deles durante a competição. Foi uma experiência fantástica”, comentou Mizuki. 

“Aprendemos inclusive algumas palavras em português, como ‘bom dia’ e a nos apresentarmos. Também ensinamos algumas coisas em japonês, como o ‘arigatô’ (obrigado)”, endossou Chihiro. 

Ao todo, as delegações japonesas passaram cerca de uma semana no Brasil entre período de aclimatação e de competição nos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025. E todos voltarão para o Japão com muita troca de experiência na bagagem. 

“Queremos agradecer imensamente por esse convite. Percebemos como o brasileiro é focado no esporte, sobretudo no atletismo. Estamos levando muitas experiências positivas para serem aplicadas no Japão”, finalizou o treinador Kato.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS