CT do Time Brasil recebe Pós-Graduação realizada pelo CBC
Palestrantes do COB foram destaque na última etapa de aulas da primeira turma do curso de Gestão do Esporte criado pelo Comitê com a Unicamp

A primeira turma da Pós-Graduação em Gestão do Esporte, realizada pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) em parceria com a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), encerrou suas atividades presenciais com um encontro especial no Rio de Janeiro para o 1º Fórum Nacional de Formação Esportiva. Ao longo de toda esta sexta-feira 29 de agosto, os graduandos estiveram no Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil, no Parque Aquático Maria Lenk, para uma série de apresentações com nomes importantes da estrutura do COB.
"A presença dos clubes aqui é muito boa. Acho que devemos nos preocupar, sim, em estar sempre melhorando a qualidade de gestão, consequentemente melhorando a qualidade de gestão dos clubes. E com isso a gente busca resultados esportivos e governança. Estamos indo para o mesmo lugar, que é rumo uma nação esportiva - com a participação de todos, é um mote nosso do Comitê Olímpico do Brasil. Por isso, estou muito feliz em receber o final deste curso de pós-graduação para apresentar um pouquinho do nosso trabalho aqui no COB: nossa área de comunicação, a área de busca de novos pontos de financiamento, nossos projetos esportivos. Espero que todos tenham gostado e aproveitado a nossa casa, a casa do Time do Brasil", disse Marcelo Vido, Diretor do COB, que ministrou uma aula sobre financiamento de entidades esportivas.
Para o Secretário-Geral do Conselho Consultivo do CBC e presidente da FENACLUBES, Arialdo Boscolo, o local do encerramento foi muito emblemático. "É extremamente importante essa união: Comitê Olímpico Brasil e Comitê Brasileiro de Clubes. Ela vem se solidificando a cada dia. Então trazer aqui uma aula prática desse primeiro curso de especialização dos gestores de clubes aqui no Cove foi extremamente importante", analisou Arialdo, que abriu o dia com uma palestra exatamente sobre esta parceria COB-CBC. "No fundo, o que os dois comitês tratam é da valorização do atleta no Brasil, a formação deste atleta. Então, mobilizar este público de gestores para este objetivo em comum é fundamental", defendeu.
Ao longo da pós-graduação, os, participantes estiveram em diferentes cidades em visitas a clubes. Clube de Regatas do Flamengo, Minas Tênis Clube, Esporte Clube Pinheiros, Praia Clube e Iate Clube de Brasília também receberam módulos presenciais da turma, reforçando a proposta de aproximar os alunos da realidade prática da gestão esportiva em diferentes estruturas e regiões do país.
Para Matheus Theotonio, Gerente de Esportes e Competições do CBC, tudo fez sentido com o encerramento nas instalações do COB. "Finalizar as nossas aulas aqui é um privilégio absoluto. Pudemos conhecer um pouco mais das estratégias, da atuação do Comitê Olímpico do Brasil perante ao esporte brasileiro. Foi uma experiência diferenciada para os alunos. Nas etapas em que fomos aos clubes eles puderam conhecer as estruturas esportivas e a gestão de cada um deles, também acompanhamos competições que aconteciam em cada um. Aqui no Rio, em vez de ter a experiência de campeonato, a ideia foi viver a experiência de estar dentro do universo do Comitê Olímpico do Brasil", contou.