Diogo Soares alcança top-10 na final do individual geral no Mundial de ginástica artística
Brasileiro faz boa apresentação na decisão e se coloca entre os dez melhores ginastas do mundo

O ginasta Diogo Soares encerrou sua participação no Mundial da Antuérpia, da Bélgica, nesta quinta-feira, 5. E se despediu com uma ótima participação, terminando a final do individual geral na décima colocação, com 81.832 pontos.
O ouro ficou com o japonês Daiki Hashimoto, com 86.132 pontos, seguido por Illia Kovtun, da Ucrânia, que fez 84.998, e Frederick Richard, dos Estados Unidos, com 84.332.
O resultado foi o melhor da carreira de Diogo em Mundiais. No ano passado ele tinha conquistado o 17º lugar no Mundial de Liverpool, na Inglaterra, e agora conseguiu evoluir.
Diogo Soares começou sua apresentação no salto, com uma nota de 14.100 pontos. Na sequência, nas barras paralelas, obteve sua melhor nota, com 14.266.
Depois, Diogo seguiu para a barra fixa, aparelho no qual fez 13.800. No solo, o brasileiro não conseguiu repetir as boas apresentações anteriores e marcou apenas 13.000, com uma série irregular.
Na última rotação, Diogo Soares voltou a ter um bom desempenho no cavalo com alças, marcando 13.600 pontos. Ele finalizou a participação nas argolas, com a nota de 13.066.
"Eu demorei pra acreditar que eu estava em décimo. Fiquei olhando no ginásio, pensei "será que mais alguém vai subir no aparelho? Eu estou em décimo e acabou?". Eu não esperava de maneira nenhuma. Eu esperava ficar em os 15, jamais esperei ficar entre os dez. Estou muito feliz, muito satisfeito com a minha competição. Mesmo com algumas falhas, estou muito feliz de ter feito todos os aparelhos, mesmo com o pé sem estar 100%. Todo mundo trabalhou pra esse resultado vir", disse ele, após a competição.
Além da evolução em relação ao Mundial do ano passado, Diogo também deixa a Antuérpia com outro motivo para comemorar: ele garantiu a vaga para os Jogos Olímpicos Paris 2024 no individual geral.
O Brasil volta a competir na Antuérpia nesta sexta-feira, 5, com Flávia Saraiva e Rebeca Andrade na final do individual geral feminino.