Logo
Jogos da Juventude

Com DNA barreirista, atleta do Distrito Federal bate recorde brasileiro dos 100m com barreiras

Pietra Campbell Simões registra melhor marca do Brasil e sétima marca sub-18 do mundo na temporada

Por Comitê Olímpico do Brasil

3 de set, 2023 às 14:22 | 1 min de leitura

Compartilhe via:

Campeã dos Jogos da Juventude 2023 e nova recordista brasileira sub-18 dos 100m com barreiras, com o tempo de 13s42, Pietra Campbell Simões, de 17 anos, tem no sangue o DNA barreirista. Desde o berço, a atleta do Distrito Federal vive pelas pistas de atletismo ao lado de seus pais, atualmente atletas da categoria master. 

Ou melhor, até antes do berço ela já “conheceu” a pista ainda na barriga de sua mãe, Carmem Silva Grubert Campbell, 53 anos, que mesmo grávida não abandonou a rotina de treinos nas pistas.

“Quando eu descobri que estava grávida, como minha gravidez não era de risco, eu continuei treinando, só que de forma mais leve. E quando ela nasceu eu rapidamente voltei ao meu peso. Em dois meses eu já estava treinando normalmente”, contou a mãe.

O pai de Pietra é Hebert Gustavo Simões, 52, professor universitário assim como a esposa, que desde sua adolescência compete em provas com barreiras. Quando Pietra nasceu, o casal já tinha o primeiro filho, Luca Campbell Simões, dois anos mais velho, e que também é atleta de provas com barreiras no atletismo.

“Quando íamos competir, levávamos os dois com a gente. Eles não atrapalharam nossa rotina de treino, pois estavam sempre conosco. Então eles ficavam brincando na caixa de areia, correndo ainda de fralda na pista”, lembrou Carmen. 

Com tantos estímulos dentro de casa, o atletismo se tornou um caminho natural para Pietra, mesmo que outras modalidades quase tenham seduzido a atual campeã dos Jogos da Juventude.

“No começo eu gostava de futebol. E teve uma época que eu gostava mais de vôlei do que atletismo. Mas meu pai me convenceu a entrar na seletiva estadual para os Jogos de 2018 e eu fui. Eu tinha 12 anos e fiquei em quinto. Em 2019 consegui me classificar e em Blumenau (SC) fui terceiro lugar na minha categoria. Ai tudo mudou”, explicou Pietra.

Grande inspiração da família, o pai Hebert é professor da Universidade Católica de Brasília. Com pós-doutorado na área de Educação Física, é autor de uma extensa produção acadêmica com quase 300 artigos publicados. A mãe, Carmen, também concluiu o pós-doutorado e tem no currículo outros 170 artigos científicos.

A ascensão dos filhos no cenário nacional levou o pai a voltar a uma rotina praticamente diária como treinador nas pistas, o que atraiu também outros atletas que buscam melhorar sua preparação ao lado da família de barreiristas.

“O Luca e a Pietra começaram a ir bem nas provas e eu fui aceitando os amigos deles nos treinamentos. Acabei formando um grupo legal de barreiristas que estão comigo hoje. Eles me resgataram como técnico de atletismo”, contou.


Novo Recorde Brasileiro

Na final dos 100m com barreiras feminino, Pietra Campbell Simões conquistou o ouro com a marca de 13s42 em uma disputa fortíssima com Amanda Miranda da Silva, do Paraná, que registrou 13s54. As duas marcas ficaram abaixo do então recorde brasileiro, que era de 13s56 e pertencia a Micaela Rosa de Melo e que perdurava desde 2017.

“Finalmente consegui atingir essa que era minha meta principal e do meu treinador... Que é meu pai (risos). Estou muito realizada de ver o resultado do esforço do dia a dia aqui na pista, deixando meu legado na categoria”, disse Pietra.

O tempo registrado por Pietra representa, também, a sétima melhor marca sub-18 do mundo na temporada 2023.

Atletismo nos Jogos da Juventude

As provas de atletismo estão sendo realizadas na Academia da Força Aérea, em Pirassununga (SP), sendo a base mais distante de Ribeirão Preto (SP). O Atletismo encerra sua participação nesta segunda-feira (04), dia em que serão disputadas onze finais: 200m, lançamento de disco, 3000m, salto em distância e lançamento de dardo, na categoria feminina. No masculino, serão decididas as medalhas do salto triplo, salto em altura, 200m, arremesso de peso e 3000m, além do revezamento 4x400m misto. Também serão realizadas as provas finais do pentatlo feminino.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS