Logo
Time Brasil

Henrique Avancini é o número 1 no ranking mundial do Mountain Bike XCO

Na última atualização da lista, atleta brasileiro aparece na primeira colocação na frente do suíço Nino Schurter

Por Comitê Olímpico do Brasil

13 de out, 2020 às 12:24 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

Quebrar barreiras é uma das especialidades do atleta brasileiro Henrique Avancini. Só nos últimos dias foram vários resultados históricos para o Brasil, começando com a dupla vitória na segunda etapa da Copa do Mundo, onde venceu tanto a prova de Short Track (XCC), como também conquistou a medalha de ouro inédita no Cross Country Olímpico (XCO), se tornando o segundo atleta do circuito internacional a conquistar a dobradinha. Já no último sábado (10), Avancini terminou em décimo no Campeonato Mundial disputado em Leogang, na Áustria.

Henrique Avancini pedalou a maior parte da prova no grupo que disputava a terceira colocação, mas infelizmente na penúltima volta, teve um pneu furado que comprometeu completamente a sua estratégia e, mesmo enfrentando uma pista com condições que não favoreciam em nada as suas características técnicas, ele seguiu persistindo e com muita determinação completou a prova na décima colocação.

O francês Jordan Sarrou liderou a prova de ponta a ponta e se tornou campeão mundial com o tempo de 1h25min37. Em segundo ficou o suíço Mathias Flueckiger, 45 segundo atrás, e em terceiro o francês Titouan Carod, com 55 segundos de diferença.

+ Ciclismo BMX está na Missão Europa 

“Foi um dia duro no Campeonato Mundial 2020. Acredito que gerenciei bem a corrida com as piores condições possíveis pra mim. Após quase ir pro chão na largada, escalei o pelotão e me mantive em contato com a briga pelas medalhas até o final da penúltima volta, quando furei o pneu traseiro muito longe da tech zone, perdendo muito tempo e energia. No final, cruzei na 10ª colocação e mesmo sem ser um grande dia, a temporada foi de evolução”, comentou Avancini.

Topo do Mundo

Com os resultados alcançados nas últimas semanas, Avancini assumiu a liderança do ranking mundial. Na sua última atualização, feita nesta segunda (12), Henrique Avancini aparece na primeira colocação com 1.945 pontos, deixando o suíço Nino Schurter na segunda posição com 1.799 pontos e o holandês Vader Milan em terceiro com 1.281 pontos.

“Durante anos me perguntei se realmente buscar alguma coisa com tanto afinco valeria a pena. Não importa onde, qual ou quando for a corrida, eu vou largar pra brigar pela vitória. Essa postura, hoje, recebe sua recompensa máxima, que é o topo do ranking UCI”, destacou.

Brasileiros na prova

Ainda durante a disputa da elite, no sábado, a seleção contou com Guilherme Muller na 33ª colocação, seguido de perto por Luiz Henrique Cocuzzi na 36ª posição. Edson Rezende Junior ficou em 74º lugar e Juliano Cocuzzi finalizou na 84ª colocação. Raiza Goulão e Letícia Candido, ficaram na 45ª e 49ª colocações, respectivamente.

Entre os demais brasileiros, as disputas começaram na quinta (8) com as provas da categoria Junior. Alex Malacarne, em seu primeiro mundial, fez bonito e completou a prova na 16ª colocação entre mais de 80 atletas. No feminino, Giuliana Morgen finalizou na 26ª posição.

Na sexta-feira, foi a vez dos atletas da Sub-23 disputarem o título. O brasileiro Ulan Bastos conquistou o segundo melhor resultado do país ao terminar na 14ª colocação em uma das provas mais disputadas do dia. Gustavo Xavier ficou com a 44ª colocação.


Fonte: CBC

ÚLTIMAS NOTÍCIAS