Logo
Time Brasil

Isaquias Queiroz poupa energia e se classifica direto para as semifinais do C1 1000m na canoagem velocidade

Brasileiro avança de fase na prova em que é o atual campeão olímpico

Por Comitê Olímpico do Brasil

7 de ago, 2024 às 08:40 | 4 minutos de leitura

Compartilhe via:

Isaquias Queiroz avança à semifinal no C1 100m. Foto: Wander Roberto/COB

Isaquias Queiroz avança à semifinal no C1 100m. Foto: Wander Roberto/COB

Isaquias Queiroz deu mais um passo na busca do bicampeonato olímpico na canoagem velocidade em Paris 2024. Nesta quarta-feira (07), na raia da subsede de Vaires-sur-Marne, o brasileiro disputou as eliminatórias do C1 1000m, prova que conquistou o ouro em Tóquio 2020, e se classificou direto para as semifinais.

O baiano disputou logo a segunda bateria da prova ao lado do forte concorrente tcheco Martin Fucksa, atual campeão e recordista mundial da distância. Os dois ditaram o ritmo da prova e no fim Fuksa chegou em primeiro (tempo de 3min50s39), com Isaquias logo atrás (tempo de 3min53s94). O brasileiro, no entanto, admitiu que poupou energia, uma vez que ao chegar entre os dois primeiros já teria a classificação garantida para as semis.

“Não finalizei muito forte. Na verdade, forcei na saída para impor um ritmo e fazer que os outros adversários desistissem, já que avançavam somente dois. No meio da prova, nos 500m, estávamos eu e o Martin Fuksa juntos, mas depois disso eu dei uma aliviada. Tenho que descansar, ainda vou competir no barco de equipe. O meu objetivo hoje era classificar para a semifinal. Na semi, e principalmente na final, não tem o que descansar. É outra prova”, enfatizou Isaquias.

Isaquias Queiroz avança à semifinal no C1 100mIsaquias Queiroz avança à semifinal no C1 100m. Foto: Wander Roberto/COB

Assim que terminou a sua bateria, Isaquias já foi treinar para a prova do C2 500m, em que ele e Jacky Goldmann disputarão as semis nesta quinta-feira (08). Nesse processo, ele também comentou sobre ajustes que ainda pode fazer na técnica das duas provas. Por isso, a estratégia de se economizar energia foi indicada como fundamental por Isaquias na busca por duas medalhas nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“O objetivo é descansar o máximo possível para ir melhor em cada barco. Agora eu vou fazer ajustes finais com o Jacky para o C2 e nosso barco navegar melhor. É encaixar as remadas para cada prova, as duas são completamente diferentes, com técnicas diferentes”, explicou Isaquias.

Ana Paula Vergutz avança às semis do K1 500m

Outros brasileiros entraram em ação pelas eliminatórias da canoagem velocidade nesta quarta-feira e tiveram que passar pelas quartas de final, com destaque para Ana Paula Vergutz no K1 500m. Na prova do K1 1000m, Vagner Souta acabou chegando em sexto na sua bateria (3min50s72) e não avançou de fase. Situação parecida com a do Mateus Nunes no C1 1000m. O jovem canoísta de 18 anos terminou em quinto lugar na bateria (4min08s50) e também parou nas quartas de final.

Já no K1 500m, Ana Paula Vergutz conquistou mais uma vaga para o Brasil nas semifinais. Ela obteve a quinta colocação na sua bateria (1min56s09) e avançou para as disputas das semis, no sábado (10).

“É bom estar numa semifinal, porque posso competir para melhorar meu desempenho. Mas não gostei das minhas provas hoje. Vim aqui para buscar um tempo e ainda não consegui batê-lo. Esse é o meu objetivo, o de conseguir bater esse tempo e sair satisfeita das Olimpíadas”, analisou Ana.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS