Joana Cortez é eleita para 25ª vaga da Comissão de Atletas do COB
Ex-tenista integrará o colegiado no ciclo olímpico Los Angeles 2028
Joana Cortez nos Jogos Pan-americanos Rio 2007. Foto: Gaspar Nobrega/COB
A Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) para o ciclo Los Angeles 2028 está completa. Após apuração de votos realizada nesta terça-feira, dia 2, a ex-atleta de tênis Joana Cortez foi eleita para ocupar a 25ª vaga do colegiado. Participaram do processo de apuração a Comissão Eleitoral da CACOB, representada por seu presidente Fabiano Peçanha e a atleta Janice Teixeira, o Diretor Jurídico do COB, Luciano Hostins, e o Compliance Officer da entidade, Nelson Valsoni.
Joana ocupará a vaga de atleta do sexo feminino que atuou exclusivamente em Jogos Olímpicos anteriores a edição do Rio 2016. No pleito realizado em agosto de 2024, não foi atingida a equidade de gênero exigida no Regulamento Eleitoral. Deste modo, foi convocada uma nova eleição para definir a atleta ocupará este posto.
As eleições ocorreram entre os dias 25 e 29 de novembro de 2024 e contavam inicialmente com cinco candidaturas. Contudo, o Comitê de Integridade do Conselho de Ética do COB indeferiu, no dia 23 de novembro de 2024, a candidatura da atleta Rosangela Santos por não atender aos requisitos para participação. Rosangela participou dos Jogos Olímpicos Rio 2016 representando o Brasil e a vaga em questão é exclusiva para atletas que tenham atuado em Jogos Olímpicos anteriores a esta edição. Como as urnas já haviam passado pelo processo de validação e zerésima, os votos eventualmente computados em nome da atleta foram considerados nulos para apuração final (https://www.cob.org.br/comunicacao/noticias/comite-de-integridade-aprova-quatro-candidaturas-para-nova-vaga-da-cacob-2).
Resultado das eleições:
Joana Amorim Cortez dos Santos - Tênis - 35 votos - Eleita
Virna Cristina Dias Piovezan - Vôlei - 24 votos
Luisa Parente Ribeiro Rodrigues de Carvalho - Ginástica Artística - 23 votos
Valeska dos Santos Menezes - Vôlei - 20 votos
Rosângela Cristina Oliveira Santos - Atletismo - 52 votos (candidatura indeferida)
Votos em branco - 7 votos
Votos nulos - 4 votos
Além da eleição de Joana Cortez, a CACOB terá mais uma mudança em sua composição.
O campeão olímpico de vôlei de praia, Emanuel Rêgo, que havia sido eleito no último pleito, em agosto de 2024, encaminhou ofício ao COB e à CACOB, na última sexta-feira, dia 29, informando que não tomará posse do cargo para o ciclo 2025-2028.
Emanuel foi o atleta masculino mais votado para ocupar a vaga de atletas participantes de edições anteriores a Rio 2016 com 77 votos. O atleta Juraci Moreira Junior (Triatlo) tomará posse do cargo por ter sido o atleta masculino com maior número de votos na sequência da apuração.
A posse dos novos membros da CACOB será no dia 15 de janeiro de 2025, junto com os membros do Conselho de Administração do COB.