Logo
COB

Nota de pesar – Cláudio Mortari e Isabelle Marciniak

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de dez, 2025 às 08:00 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil lamenta profundamente as mortes do treinador Cláudio Mortari, um dos grandes nomes da história do basquete nacional, e da atleta Isabelle Marciniak, jovem promessa da ginástica rítmica brasileira.

Cláudio Mortari construiu uma trajetória marcante no esporte, com décadas de dedicação ao basquete, tanto na formação de atletas quanto na conquista de títulos expressivos no cenário nacional e internacional. Nascido em São Paulo, no dia 15 de março de 1948, o técnico foi protagonista de uma era vitoriosa em clubes como Palmeiras – no qual foi o responsável por lançar Oscar Schmidt no time profissional –, Sírio, Pinheiros e São Paulo. Em 1980, comandou o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Moscou, levando o verde e amarelo a mais uma participação marcante no maior palco esportivo do mundo. Seu legado permanece vivo na história da modalidade, no desenvolvimento de gerações de atletas e nos valores que sempre defendeu dentro e fora das quadras.

Já Isabelle Marciniak, que faleceu aos 18 anos, deixa uma história de talento, disciplina e determinação na ginástica rítmica. Natural de Araucária (PR), destacou-se desde cedo no cenário nacional, com conquistas importantes, entre elas o título brasileiro juvenil em 2021 e participações de destaque em competições nacionais pelo Clube Agir. Em 2023, já integrando o trio adulto do clube, participou da conquista de mais um título brasileiro. Mesmo com a carreira interrompida precocemente por um diagnóstico de linfoma de Hodgkin, Isabelle será lembrada pela dedicação ao esporte e pela inspiração que deixou a colegas e treinadores.

O Comitê Olímpico do Brasil se solidariza com os familiares, amigos, companheiros de equipe e toda a comunidade esportiva neste momento de dor, reverenciando as contribuições e as memórias de Cláudio Mortari e Isabelle Marciniak para o esporte brasileiro.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS