Nota de pesar – Evandro Teixeira
Grande nome do fotojornalismo brasileiro, integrou equipe do COB na cobertura de dois Jogos Olímpicos e três Pan-americanos
Andre Arruda/Evandro Teixeira/Acervo IMS
O Comitê Olímpico do Brasil (COB) manifesta seu mais profundo pesar pelo falecimento do fotógrafo Evandro Teixeira, aos 88 anos, nesta segunda-feira, dia 4, no Rio de Janeiro.
Um dos mais importantes nomes da história do fotojornalismo brasileiro, Evandro nasceu em Irajuba, no interior da Bahia, e construiu sua carreira no Jornal do Brasil, do Rio de Janeiro, onde trabalhou por 47 anos.
Evandro Teixeira esteve presente em grandes coberturas esportivas e integrou a equipe de Comunicação do COB nos Jogos Olímpicos de Sydney 2000 e Atenas 2004, além dos Jogos Pan-americanos de Winnipeg 1999, Santo Domingo 2003 e Rio de Janeiro 2007. Através de suas lentes, eternizou ídolos do esporte mundial, como Pelé e Ayrton Senna, em momentos icônicos.
Com olhar diferenciado e faro pela notícia, documentou momentos históricos da ditadura militar, a partir da década de 60. Uma de suas imagens mais marcantes é da Passeata dos Cem Mil, em 1968. Grande parte da História do país foi registrada através de seu olhar.
Evandro deixa a esposa Marli, com quem esteve casado por 60 anos, duas filhas, Carina e Adryana, e três netas.
Neste momento de dor, o COB se solidariza e envia condolências à família e aos amigos do fotógrafo, assim como a todos os fãs desta lenda do fotojornalismo nacional.