Logo
Jogos Escolares

Palmas recebe os Jogos Escolares da Juventude pela primeira vez

Regional Verde terá 1.295 participantes. Em quatro dias, 12 locais de competição vão receber 233 jogos de 16 torneios

Por Comitê Olímpico do Brasil

9 de set, 2019 às 08:32 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

Após o sucesso de Cascavel (PR), Palmas (TO) recebe a segunda etapa regional dos Jogos Escolares da Juventude, a partir desta quarta-feira, dia 11. A capital do Tocantins será a 15ª cidade a receber a maior competição escolar do país. Denominada Regional Verde, a competição contará com escolas de nove estados – Tocantins, Acre, Amapá, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Roraima –, reunindo 1.295 participantes inscritos, entre atletas, técnicos e oficiais.

Em quatro dias, serão 233 jogos nos 16 torneios de basquete, futsal, handebol e vôlei, masculino e feminino, em duas faixas etárias: 12 a 14 e 15 a 17 anos. As partidas serão realizadas em 12 quadras esportivas da cidade. 

O basquete será disputado nos seguintes ginásios: Escola Municipal Tom Jobim, Escola Anisio Teixeira e Escola Municipal Rosemir Fernandes; o futsal ocorre no Ginásio Ayrton Senna,  na Escola Almirante Tamandaré e na Escola Caroline Campelo; os confrontos do handebol estão previstos para a Escola Padre Josimo, o Colégio Batista e a Escola Euridice de Melo; e o vôlei acontece em três quadras do Colégio Marista. Os jogos têm início às 8h15 (horário local) e vão até o período noturno.

“A competição em Cascavel foi acima das expectativas. Então, manter o nível de atendimento aos participantes também é a nossa meta em Palmas. O Comitê Olímpico do Brasil volta suas atenções para a capital do Tocantins, mais uma cidade que recebe o evento pela primeira vez. Aproveito para fazer um convite a toda população para assistir o evento e lotar os ginásios. A entrada é franca”, lembrou o coordenador geral dos Jogos Escolares, André Mattos.

A maior delegação é a de Rondônia, com 174 integrantes (152 atletas). Além de Rondônia, somente o Amazonas e o Tocantins terão equipes nos 16 torneios classificatórios para a etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude, entre 16 e 30 de novembro, em Blumenau (SC).

Cada torneio da etapa nacional conta com 12 equipes, sendo que seis times já estão pré-classificados: os representantes dos cinco melhores estados nos Jogos Escolares do ano passado, em Natal (RN), e o estado sede. Cada regional classifica duas equipes em cada torneio para a etapa nacional. Assim, 32 times que disputam a competição em Palmas vão disputar o maior evento escolar do país em Santa Catarina.

Planejada para ser a capital do Tocantins, Palmas foi fundada em 20 de maio de 1989 (pouco tempo depois da criação do Estado) e instalada em 1º de janeiro de 1990, após a transferência da capital provisória, Miracema. A localização da cidade foi estabelecida após a realização de um levantamento, que definiu um local pensando no desenvolvimento econômico e social do Estado. O resultado do estudo determinou uma área localizada entre os municípios de Porto Nacional e Taquaruçu do Porto, a leste do povoado do Canela.

O nome de Palmas foi escolhido em homenagem à comarca de São João da Palma, sede do primeiro movimento separatista do norte goiano, e também pela grande quantidade de palmeiras na região – a principal é o Buriti, uma palmeira muito alta, nativa de Trinidad e Tobago e das regiões central e norte da América do Sul. A população estimada pelo IBGE, em 2019, é de 299.127 pessoas.

Regional Verde em números:

- Comitê Organizador nacional: 42 profissionais de diversas áreas de atuação

- Comitê Local 11 especialistas 

- 1.295 participantes inscritos entre atletas, técnicos e oficiais de nove estados brasileiros.

- 5.200 diárias nos 17 hotéis contratados

- 10.400 refeições servidas nos próprios hotéis 

- 100 árbitros das quatro modalidades

- 62 veículos para transporte interno (carros, vans e ônibus )

- 70 voluntários entre universitários e militares

- 4 dias de competição

- 233 jogos em 16 torneios (modalidade, faixa etária e naipe)

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS