Poliana Okimoto será Chefe de Missão nos Jogos Sul-americanos da Juventude Panamá 2026
Medalhista nos Jogos Olímpicos Rio 2016, nadadora vai liderar delegação brasileira na Cidade do Panamá em abril

Poliana Okimoto será a Chefe de Missão da delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude Panamá 2026, que serão disputados de 12 a 25 de abril na Cidade do Panamá. Okimoto vai liderar uma delegação de cerca de 300 jovens representantes do Time Brasil.
“Fiquei muito feliz e honrada com o convite para assumir o papel de Chefe de Missão nos Jogos Sul-americanos da Juventude. O esporte transformou a minha vida, e poder retribuir isso acompanhando de perto uma nova geração de atletas é um privilégio enorme. Encaro esse desafio com muita responsabilidade e entusiasmo”, disse Poliana Okimoto.
A vice-presidente do COB, Yane Marques, responsável por formalizar o convite, celebrou a escolha. "Fiquei tão feliz com o aceite de Poliana. É uma oportunidade que damos para ex-atletas que ainda vivem no mundo dos esportes e têm uma história de colaboração. Leandro Guilheiro, que faz parte da Comissão de Atletas, foi Chefe de Missão nos Jogos Pan-americanos Junior de Assunção e fez um trabalho incrível. A Poliana também foi da Comissão de Atletas e sempre se mostrou muito competente, disponível e preparada para os desafios", explicou a medalhista olímpica em Londres 2012.
Como atleta, Poliana sempre competiu provas mais longas, mas inicialmente na piscina. Quando as maratonas aquáticas passaram a integrar o programa dos principais eventos esportivos, a nadadora passou a competir em águas abertas. Disputou três Jogos Olímpicos, tendo conquistado o bronze justamente em sua última participação (Rio 2016). Foi ainda medalhista de prata nos Jogos Pan-americanos Rio 2007 e Guadalajara 2011, sempre nos 10km.
Já fora das águas, Okimoto fez parte da Comissão de Atletas do Comitê Olímpico do Brasil (CACOB) no ciclo de Paris-2024. “Quero ajudar a criar um ambiente de cuidado, confiança e inspiração para que os atletas possam viver esse momento com excelência dentro e fora da competição”, disse Okimoto.
Yane Marques não tem dúvidas que isso acontecerá. "Poliana já está participando das reuniões, entendendo o escopo de trabalho, o que deve ser feito, conhecendo a equipe. Ao mesmo tempo, ela é um componente inspiracional: os jovens atletas vão poder olhar diariamente para uma medalhista olímpica. Estou feliz e estou segura", afirmou a vice-presidente do COB. “É um momento novo que a gente vive no Comitê Olímpico do Brasil, de dar oportunidade a essas experiências. Não tenho dúvidas que ex-atletas vão entregar tudo como Chefes de Missão”, concluiu.











