Logo
Jogos da Juventude

Potiguar volta a lutar após morte da irmã e cumpre promessa para ela com ouro nos Jogos da Juventude

Rhyan Victor é campeão no taekwondo e realiza sonho de Ellen: 'Cada vez que entro no tatame sinto que ela está por ali'

Por Comitê Olímpico do Brasil

9 de set, 2022 às 13:17 | 1 min de leitura

Compartilhe via:

Rhyan Victor da Silva Calixto chegou aos Jogos da Juventude Aracaju 2022 com um objetivo que ia muito além de ganhar ou perder: cumprir a promessa feita para a irmã, Ellen, que faleceu no ano passado, vítima de hepatite. Para ele, ser campeão brasileiro valia muito mais do que ganhar a medalha.

Quando retornar ao Rio Grande do Norte, ele poderá se orgulhar de ter dado o ouro ao seu estado na categoria acima de 73kg no taekwondo e alcançado seu maior objetivo pessoal.

"Essa medalha é muito importante para mim, para minha equipe também. Ela é um símbolo de muita importância para mim. Perdi minha irmã no ano passado e eu tinha prometido pra ela que seria campeão brasileiro. Não tinha conseguido. Cheguei aqui, mostrei o que tinha treinado, foquei e deu tudo certo", falou. 

"Me emocionei muito, eu nunca tinha medalhado em torneio nacional. Foi o primeiro, logo com o ouro. A emoção foi da equipe toda. É muito importante para minha evoluão como atleta. Me sinto como um dos grandes do país na minha categoria agora", contou. 


A relação de Rhyan com o taekwondo só existe por causa de Ellen. Foi seguindo os passos dela que o potiguar iniciou o esporte, aos quatro anos. E foi a perda dela que o fez voltar a lutar.

"Eu entrei no esporte por causa da minha irmã, comecei treinando no colégio em Natal. Eu estava treinando, mas tinha até desistido do esporte. Quando ela faleceu, eu resolvi voltar para cumprir a promessa que eu havia feito para ela. Agora se realizou", contou.

"Ela sonhava muito com tudo isso que estou vivendo. Cada vez que entro no tatame eu sinto que ela está por ali vendo de fora".

Os sonhos de Rhyan não param por aí. Agora campeão dos Jogos da Juventude, ele quer voar muito mais alto. Sempre carregando a lembrança e a memória de Ellen. 

"Eu pretendo seguir a carreira no esporte. Vou dar meu melhor sempre, quem sabe chegar em Jogos Olímpicos, campeonatos internacionais, mundiais... Quero conquistar tudo. Meu maior sonho é chegar aos Jogos Olímpicos", completou. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS