Renata Santiago, do beach handball, e André Baran, do Beach Tennis, serão os porta-bandeiras do Brasil em Santa Marta 2023
Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos de Praia será às 21h (de Brasília) e terá transmissão do Canal Olímpico do Brasil

Renata Santiago, do beach handball, e André Baran, do beach tennis, terão a honra de conduzir a bandeira do Brasil na Cerimônia de Abertura dos Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023. A festa que inaugura oficialmente o evento terá transmissão ao vivo do Canal Olímpico do Brasil e do Youtube do Time Brasil a partir das 21h (de Brasília) desta sexta-feira, 14.
O anúncio foi feito pelo presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, durante a cerimônia de boas-vindas da primeira leva da delegação a chegar à Colômbia.
Renata é natural do Rio de Janeiro e defende a seleção brasileira de beach handball desde 2010. É bicampeã mundial e duas vezes dos World Games, sendo três vezes eleita a melhor pivô do mundo.
“Estou muito feliz com essa oportunidade de ser porta-bandeira. Foi bem inesperado, não fazia ideia que aconteceria. Foi uma surpresa enorme, mas estou muito feliz de estar nessa função tão importante. Representar o hand beach já é muito gratificante, mas nesse momento estou representando todas as mulheres do Comitê Olímpico do Brasil”, disse Renata.
“Quando o presidente falou “Andre” não caiu a ficha. Para mim significa muito, além de representar o Brasil, poder levar a bandeira. Será emocionante. A gente fica muito feliz pelo reconhecimento também ao beach tennis, o quanto vem crescendo no Brasil. Levar a bandeira será ainda mais especial e vai nos ajudar a popularizar mais ainda o nosso esporte”, disse Andre.
Renata e André estão entre os 61 que vão representar o Brasil nos Jogos Sul-americanos de Praia Santa Marta 2023, realizados de 14 a 21 de julho. A delegação enviada pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) terá 24 mulheres e 37 homens competindo em 10 dos 14 esportes do programa de competições na Colômbia.
O país estará representado nas águas abertas, no beach handball, no esqui aquático (slalom e wakeboard), no beach soccer, no beach wrestling, no remo costal, no skateboarding, no surf (shortboard e SUP), no beach tennis e no triathlon.
As competições de beach handball, beach tennis, beach soccer e skate (só as finais) terão transmissão ao vivo, gratuita, no Canal Olímpico do Brasil e no Youtube do Time Brasil.