Logo

Retrospectiva 2024: Documentários originais do COB somaram indicações e premiações internacionais e nacionais

Histórias de vida de Vanderlei Cordeiro de Lima e do cavalo Baloubet du Rouet e da família Pessoa tiveram destaque em festivais de cinema

Por Comitê Olímpico do Brasil

29 de dez, 2024 às 10:39 | 3 minutos de leitura

Compartilhe via:

Vanderlei Cordeiro de Lima

Documentário de Vanderlei Cordeiro de Lima estará em exibição no evento - Foto: Divulgação/Edu Santana Produtora

O ano de 2024 foi marcante para as obras audiovisuais do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Partes do projeto “Original COB”, os documentários “Vanderlei: pernas, cabeça e coração” e “Baloubet: drama e glória de um gladiador” somaram indicações para a lista de finalistas em premiações nacionais e internacionais. 

E numa delas, o documentário “Vanderlei” levou o troféu CineEsporte da Mostra Internacional Competitiva de Longa-metragem.

As duas produções originais somaram números expressivos em visualizações no YouTube do Time Brasil desde as suas respectivas estreias. 

O documentário “Baloubet”, inclusive, chegou à incrível marca de 216 mil visualizações, além de ter ficado também entre os cinco finalistas do 6º CineEsporte, considerado o principal festival de cinema esportivo do Brasil.

 



Já o documentário “Vanderlei” não só levou o título do CineEsporte, mas somou outras indicações ao longo do ano. Em abril, a obra ficou no Top 8 do prêmio AIPS Sport Media Awards 2023, da Associação Internacional de Jornalismo Esportivo, principal entidade do jornalismo esportivo mundial. 

Quase no fim deste ano, em outubro, o documentário também foi selecionado e ficou entre os três melhores filmes da categoria Desporto e Sociedade do Lisbon Sport Film Festival de 2024, festival realizado em Lisboa, Portugal.

Dirigido pelos jornalistas Terni Castro, Gabriel Baron e Diogo Venturelli, “Vanderlei: pernas, cabeça e coração” estreou no YouTube do Time Brasil em setembro de 2023 e narra a trajetória de Vanderlei Cordeiro de Lima, medalhista de bronze na Maratona dos Jogos Olímpicos Atenas 2004 e único brasileiro a conquistar a medalha Pierre de Coubertin (maior honraria do Comitê Olímpico Internacional). 

Na obra, a vida e a carreira de Vanderlei são retratadas em fases diferentes: desde as origens, no interior do Paraná, até a glória da medalha olímpica e o legado que se perpetua até os dias atuais.

 



Por outro lado, “Baloubet: drama e glória de um gladiador” foi dirigido, produzido e roteirizado pelos jornalistas Fabricio Crepaldi e Ugo Soares Araújo. 

O documentário tem cerca de uma hora e vinte minutos de duração, contando detalhes e bastidores de todas as fases da vida e da carreira do famoso cavalo Baloubet du Rouet: a chegada à família Pessoa, as grandes conquistas, a decepção mundial com a refugada em Sydney 2000, a volta por cima com o ouro olímpico em Atenas 2004, a vida de aposentado em Portugal e muito mais. 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS