Time Brasil estreia nesta sexta no hipismo CCE em Lima
Medalha de prata por equipes em Toronto 2015 e bronze com Ruy Fonseca, Concurso Completo de Equitação tem tradição de medalhas para o país
Depois do hipismo adestramento, chegou a vez do Concurso Completo de Equitação, ou simplesmente CCE como é mais conhecido, nos Jogos Pan-americanos Lima 2019. Com uma equipe formada por medalhistas pan-americanos e cavaleiros olímpicos, o Time Brasil do CCE vai em busca de sua nona medalha na história da competição. Carlos Parro, Marcelo Tosi, Rafael Mamprin Losano, Ruy Fonseca e Márcio Appel representam o país no Peru.
Nessa sexta-feira, dia 2, acontece a primeira das três provas que compõe a modalidade, o Adestramento. No sábado, dia 3, o cross-country, e no domingo, 4, o salto. A soma do resultado das três provas define os pódios por equipe e individual. As equipes medalhas de ouro e prata carimbam passaporte de seus países em Tóquio 2020.
Ao longo da história, o CCE conquistou oito medalhas para o Brasil em Jogos Pan-americanos: uma de ouro por equipe, três de prata (duas por equipe) e quatro de bronze (3 por equipe). A primeira medalha foi o memorável ouro por equipe em 1995 em Mar Del Plata, na Argentina, quando André Giovanini montando Al do Beto foi bronze. As duas pratas por equipe foram conquistadas em 1999 em Winnipeg, e em 2015 em Toronto, também no Canadá, quando Ruy Fonseca montando Tom Bombadill Too foi prata individual. Os três bronzes por equipe do CCE foram conquistados em 2003 em Fair Hill, EUA (o Pan foi em Santo Domingo, na República Dominicana, mas as provas de CCE transferidas para os Estados Unidos), em 2007 nos Jogos do Rio de Janeiro, e em 2011, em Guadalajara, México.
Com informações da CBH