Transforma leva peça de teatro sobre o Olimpismo para escolas de Palmas
Cerca de 500 crianças se emocionaram com apresentações promovidas pelo COB sobre a importância do esporte, cultura, educação e amizade

Crianças e jovens de 7 a 14 anos, estudantes de duas Escolas em Tempo Integral assistiram uma apresentação e uma peça teatral sobre o Olimpismo, na tarde de quinta e manhã desta sexta-feira, em Palmas (TO). As instituições escolhidas foram a Escola Padre Josimo Morais Tavares e a Almirante Tamandaré. A peça animou a garotada. Cerca de 500 crianças aprenderam acompanharam a peça atentamente.
Os menorzinhos eram os mais animados. “Eu gostei mais quando o garoto deu uma cambalhota”, disse a pequena Karyta, de sete anos, logo após a apresentação. “Foi muito divertido quando eles cantaram”, opinou Ana Quézia Silva dos Santos, de 9 anos, que pratica natação e faz aula de dança.
Deivison, de oito anos, não conseguia nem piscar os olhos. Ele disse que pratica natação na escola e que gostaria de aprender novas modalidades esportivas. “Foi muito divertido. Aprendi que o esporte é muito importante”, contou.
Nadylla, Eláine, Higor Nunes, Alice Barbosa, Raquel, Helen, Daniela, Gabriela, Ângela Valente, todos queriam dar a sua opinião.
O Olimpismo moderno foi concebido por Pierre de Coubertin, durante o Congresso Atlético Internacional em Paris, em junho de 1894. Em 23 de Junho do mesmo ano foi constituído o Comitê Olímpico Internacional (COI). Os primeiros Jogos Olímpicos da era moderna foram celebrados em Atenas, Grécia, em 1896. Em 1914, foi adotada a bandeira olímpica, oferecida por Pierre de Coubertin no Congresso de Paris.
Esta é composta por cinco anéis entrelaçados, que representam a união dos cinco continentes e o encontro dos atletas do mundo inteiro nos Jogos Olímpicos. Os primeiros Jogos Olímpicos de Inverno foram celebrados em Chamonix, França, em 1924. O Olimpismo é uma filosofia de vida que exalta e combina de forma equilibrada as qualidades do corpo, da vontade e do espírito. Aliando o esporte à cultura e educação, o Olimpismo é criador de um estilo de vida fundado no prazer do esforço, no valor educativo do bom exemplo e no respeito pelos princípios éticos fundamentais universais.
A Escola Padre Josimo Morais Tavares foi inaugurada em 2007, em parceria com as Forças Armadas Brasileiras – cada unidade tem o apoio ou do Corpo de Bombeiros, ou da Marinha, do Exército, da Polícia Rodoviária Federal. Além do teatro, a Padre Josimo recebe o handebol dos Jogos Escolares da Juventude.
Atualmente, já são 19 escolas que contam com uma boa infraestrutura e apoio das Forças Armadas. A estrutura de cada unidade conta com ginásio, piscina, salas de artes, música, dança, artes marciais e coral, auditório, biblioteca, enfermaria, sala de primeiros-socorros, consultório odontológico, ateliê de costura, sala de arquivos históricos e instrumentos musicais, salas administrativas e outras dependências.
Ao todo, 1.200 alunos recebem aulas da chamada base comum, como português, matemática e geografia, e da base diversificada, casos da natação, artes marciais e aulas de inglês. Existe um cadastro socioeducativo que prioriza os mais necessitados para se matricular em uma ETI. São seis os critérios para se matricular em uma Escola em Tempo Integral, e os jovens com mais requisitos tem prioridade na hora de se cadastrar. Os critérios são, pela ordem: medida de proteção judicial; aluno com necessidade educativa especial; pais ou responsáveis com necessidade especial ou doença crônica que impeça de cuidar da criança; contemplado no Bolsa Família; residência no entorno; e irmão matriculado em uma das unidades pleiteadas.
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio da Prefeitura Municipal de Palmas.