Brasil conquista uma prata e dois bronzes no karatê dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023
Lucas Hardy Fernandes, Giovani Salgado e Kelly Fernandes subiram ao pódio no kumitê
Os karatecas brasileiros conquistaram três medalhas para o país no penúltimo dia dos Jogos Pan-americanos Santiago 2023. Neste sábado, 04, Lucas Hardy Fernandes, Giovani Salgado e Kelly Fernandes, os três estreantes no evento, foram ao pódio no kumitê, a modalidade de lutas. Lucas ficou com a prata na categoria acima de 84 kg, enquanto Giovani ficou com o bronze nesse mesmo peso. Kelly também foi bronze, só que na categoria até 55 kg.
Hardy foi o que chegou mais perto de conquistar a medalha de ouro. Na final contra o experiente chileno Rodrigo Rojas, o brasileiro teve que lidar também com a pressão da torcida da casa, que fez muito barulho. Mesmo assim, Lucas fez um combate parelho com Rojas, que só venceu na vantagem mínima em uma pontuação conquistada mais para o fim da luta. Final: 2 a 1 para o chileno e medalha de prata para o brasileiro.
“O karatê tem dessas, de uma luta ser decidida nos mínimos detalhes. A torcida levantou o ânimo do chileno, mas o meu também, pois usei essa energia ao meu favor. Eu estou há um ano só pensando nessa competição, infelizmente o ouro não veio, mas são meus primeiros Jogos Pan-americanos e o segundo lugar é uma grande conquista”, analisou Lucas.
Giovani Salgado, Kelly Fernandes e Lucas Hardy Fernandes - Foto: Rafael Bello/COB
A primeira medalha do dia veio com Kelly Fernandes na categoria até 55 kg. A brasileira enfrentou na semifinal a atleta da casa, a chilena Valentina Toro. Empurrada pela torcida, Toro não deu chances à adversária e venceu o combate por 4 a 0. Mesmo assim, a medalha de bronze foi bastante comemorada por Kelly, que pela primeira vez participa dos Jogos Pan-americanos.
“Sou nova ainda, ingressei há pouco tempo na seleção brasileira e foram muitos desafios para estar aqui no Pan. Consegui superar todos eles, contando com a boa energia dos familiares, amigos, e é com muita gratidão que eu levo esse bronze para casa. Claro que o objetivo era o ouro, mas tenho certeza que dei o meu melhor para representar bem o nosso país”, ressaltou Kelly.
Na sequência, uma semifinal dupla envolvendo brasileiros. De um lado do tatame, Lucas Fernandes enfrentou o atleta de Aruba Rob Timmermans, e se impôs para vencer por 7 a 1. Do outro lado, Giovani Salgado encarou o chileno Rodrigo Rojas, que viria a ser campeão, em uma luta dura. Giovani saiu atrás do placar, virou para 2 a 1, mas levou o empate em 2 a 2. No critério de desempate ao fim da luta, melhor para o chileno, que fez a primeira pontuação.
“Foi uma luta muito parelha, eu já conheço esse atleta. Consegui controlar bem, infelizmente o ouro não veio, mas veio o bronze. É uma conquista importante, eu vim de um Mundial que não conquistei medalha por muito pouco. Dessa vez voltarei para o Brasil com uma medalha”, pontuou Giovani, também estreante em Jogos Pan-americanos.