Logo
Jogos da Juventude

Brasília é escolhida sede da edição 2025 dos Jogos da Juventude

Após oito anos, capital federal voltará a receber o evento que reúne os principais atletas do Brasil com até 17 anos

Por Comitê Olímpico do Brasil

1 de set, 2023 às 14:13 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

Os Jogos da Juventude 2025 já têm uma cidade-sede definida. A capital federal Brasília foi a escolhida como sede da edição que será realizada daqui a dois anos. O anúncio da nova sede aconteceu na Cerimônia de Abertura dos Jogos da Juventude 2023, realizada nesta sexta-feira (1º), no Theatro Pedro II, em Ribeirão Preto-SP. 

Brasília disputava com Aracaju, a capital de Sergipe, a oportunidade de sediar novamente a competição que reúne os melhores atletas jovens do país. A última vez que a capital federal sediou os Jogos foi em 2017. Agora, Brasília vai receber a faixa após a edição de 2024, que tem como sede Blumenau, em Santa Catarina.

“Estamos muito satisfeitos em levar os Jogos da Juventude de volta para Brasília, que é uma cidade muito importante para o esporte brasileiro. É, também, uma cidade com uma ótima infraestrutura esportiva e rede hoteleira para receber os milhares de atletas que participam dos Jogos, além de já estar acostumada a receber grandes eventos. O comprometimento do governo do Distrito Federal com o projeto nos dá a segurança de uma entrega de excelência. Temos certeza que a edição de 2025 será histórica”, disse Kenji Saito, Diretor dos Jogos da Juventude.

Brasília foi representada na cerimônia pelo secretário de Esporte e Lazer do Distrito Federal, Júlio Cesar Ribeiro, que recebeu um símbolo de compromisso de cidade-sede das mãos do Presidente do COB, Paulo Wanderley.

Seguindo o novo protocolo instituído a partir de 2022, a escolha da sede dos Jogos da Juventude é realizada com dois anos de antecedência. Isso permite ao Comitê Organizador e à cidade-sede tempo maior de planejamento e preparação para receber o evento, além dos Estados se programarem melhor para o envio de suas delegações.

Brasília é uma cidade de grande relevância para o esporte nacional. Na capital federal nasceram atletas de destaque como o medalhista olímpico Bruno Schmidt, do vôlei de praia, ouro nos Jogos Olímpicos Rio-2016, o campeão mundial de Judô em 2007 e bicampeão pan-americano (2011 e 2015), Luciano Correa, e o medalhista de bronze no Mundial de Atletismo deste ano Caio Bomfim, nos 20km da marcha atlética. A capital federal também foi o berço no atletismo do campeão olímpico Joaquim Cruz, ouro nos 800m rasos em Los Angeles-1984, que nasceu em Taguatinga, cidade satélite no Distrito Federal.

Os Jogos da Juventude

Os Jogos da Juventude reúnem os melhores atletas de até 17 anos de idade do Brasil, oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país para a disputa de 18 modalidades. São 4.500 atletas participantes e, ao todo, mais de 6.000 pessoas envolvidas no evento, somando atletas, Comitê Organizador, voluntários, dirigentes, árbitros, treinadores, médicos, entre outros profissionais.

O evento multiesportivo é organizado pela Área de Desenvolvimento Esportivo do COB e tem como objetivo oferecer suporte para as modalidades olímpicas através de ações que visam a formação de atletas jovens e profissionais do esporte. Em 2023, a cidade de Ribeirão Preto, em São Paulo, recebe os Jogos da Juventude. Já em 2024 será a vez de Blumenau, em Santa Catarina, sediar o evento. 


ÚLTIMAS NOTÍCIAS