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Campanha reforça importância do Canal de Ouvidoria e Ética do COB

Ação tem início no Centro de Treinamento da entidade com materiais informativos sobre os canais de denúncia

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de ago, 2022 às 06:54 | 6 min de leitura

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Cartazes, adesivos e totens espalhados pelo Centro de Treinamento do Comitê Olímpico do Brasil (COB), no Rio de Janeiro, chamam a atenção para o Canal de Ouvidoria e Ética da entidade. Em todo o material é possível encontrar informações sobre como realizar uma denúncia, enviar dúvidas e sugestões por meio do site, aplicativo ou telefone. 

A iniciativa é uma continuação ao pilar de Comunicação do Programa de Compliance de Integridade do COB, que reforça a importância do Canal de Denúncias para todos os envolvidos com o Movimento Olímpico, e contemplará as demais instalações da entidade. 

“Todos os esforços possíveis são feitos para que tenhamos um esporte comprometido com a ética e a transparência. Como entidade também é nosso papel criar uma cultura de prevenção, enfrentamento e adoção de boas práticas, além de proteger atletas e a todos que se relacionam com o Comitê Olímpico do Brasil”, disse o presidente do COB, Paulo Wanderley.

Desde 2018 o COB oferece a ferramenta do Canal de Ouvidoria e Ética. Presente na página principal do site da entidade, o Canal disponibiliza diversas maneiras de realizar a denúncia: seja por meio do site Contato Seguro ou pelo telefone 0800-512-6666. Todos eles funcionam 24 horas por dia, com ligações gratuitas de qualquer lugar do país. Em caso de missões fora do Brasil, um número 0800 local é disponibilizado.

Cartazes e adesivos reforçam Canal de Ouvidoria e Ética do COB. Foto: Rafael Bello

O Canal de Ouvidoria e Ética acolhe todos os tipos de denúncias, como assédio moral, agressão física, assédio ou abuso sexual; doping; corrupção, fraude ou roubo; manipulação de resultados; conflito de interesses; não cumprimento de políticas e normas internas.  

As queixas registradas no site passam por uma triagem e são encaminhadas para o Compliance Officer ou Comitê de Ética, que realiza uma análise prévia e avalia se é de competência do COB. Este procedimento garante que os denunciados não tenham acesso ao relato. 

“É importante lembrar que todo o processo é independente, sigiloso e imparcial para os públicos interno e externo que possuam algum vínculo com a entidade. Denunciar uma situação ilegal ou imprópria é fundamental para que possamos ter um ambiente saudável e ético”, afirmou Nelson Valsoni, Compliance Officer do COB.

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