Karatê do Brasil treina pesado para aproveitar status de esporte olímpico e conquistar medalhas em Lima
Modalidade tem suas primeiras disputas na próxima sexta-feira, dia 9
A equipe brasileira de karatê já está no Peru treinando forte para a estreia nos Jogos Sul-americanos Lima 2019, na próxima sexta-feira, dia 09. Formada por 15 atletas, sendo oito no kata e sete no kumite, o Brasil vem forte para mostrar que o status de esporte olímpico deu ainda mais força à modalidade que tem a tradição de trazer medalhas pan-americanas para o Time Brasil.
A equipe nacional mescla a experiência do bicampeão mundial e medalhista de ouro em Toronto 2015, Douglas Brose, e a três vezes medalhista pan-americana, Valéria Kumazaki, com a juventude de Lucas Santos, de 19 anos, em seu primeiro Pan.
Após o treino realizado nessa terça-feira, dia 6, Douglas Brose foi cercado por voluntários praticantes da modalidade. Todos queriam tirar uma foto do bicampeão mundial. “Foi uma recepção maravilhosa. Essa é a magia do esporte. Isso me dá muita força e mais energia ainda para levar a medalha de ouro para o Brasil’, disse Brose, que, além do ouro, tem mais dois bronzes em Pans (Rio 2007 e Guadalajara 2011).
Medalhista de ouro nos Jogos Pan-Americanos Toronto 2015, de prata no Rio 2007 e bronze em Guadalajara 2011, a paulista Valéria Kumizaki chegou empolgada com a oportunidade de conquistar mais uma medalha antes de voltar à maratona de competições em busca da vaga olímpica. “A equipe chega muito bem. Estávamos treinando forte no CT Time Brasil tanto para alcançar a vaga olímpica quanto para conquistar o ouro aqui em Lima”, afirmou Valéria, que foi porta-bandeira da delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos Cochabamba 2018.
Confira a seleção brasileira de karatê nos Jogos Lima 2019:
Masculino
- Williames Souza (kata individual)
Guilherme Augusto da Silva (kata equipe)
Lucas Silva (kata equipe)
Victor Yonamine (kata equipe)
Douglas Brose (kumite – até 60kg)
Vinicius Figueira (kumite – até 67kg)
Hernani Veríssimo (kumite – até 75kg)
Feminino
Nicole Mota (kata individual)
Carolaini Zefino (kata equipe)
Izabel Vieira (kata equipe)
Sabrina Zefino (kata equipe)
Jéssica Linhares (kumite – até 50kg)
Valéria Kumizaki (kumite – até 55kg)
Érica Carla Santos (kumite – até 61kg)
Gabrielle Sepe (kumite – até 68kg)