Logo
Time Brasil

Mayra Aguiar se torna 1ª brasileira tricampeã mundial de judô

Brasileira bate campeã olímpica nas semifinais e chinesa na disputa pelo ouro da categoria até 78kg

Por Comitê Olímpico do Brasil

11 de out, 2022 às 06:29 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

Mayra Aguiar subiu mais um degrau na história do judô brasileiro. Nesta terça-feira (11), em Tashkent, no Uzbequistão, a gaúcha de Porto Alegre tornou-se a primeira judoca do país tricampeã mundial. O ouro na  categoria até 78kg desta vez foi conquistado diante da chinesa Zhenzhao Ma.

Mayra também foi campeã mundial em Cheliabinsk, na Rússia, em 2014, e em Budapeste, na Hungria, em 2017. Tem ainda outras quatro medalhas em Mundiais: uma prata em Tóquio 2010 e três bronzes em Paris 2011, Rio de Janeiro 2013 e Tóquio 2019. No currículo, Mayra tem ainda três bronzes olímpicos nos Jogos Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.

A judoca fez uma ótima campanha no Uzbequistão. Estreou com vitória sobre a croata Petrunjela Pavic, nas punições, e depois superou a cazaque Arena Jangeldina por ippon. Nas quartas-de-final, deixou para trás a alemã Alina Boehm, atual campeã europeia. E, nas semis, derrubou Hamada Shori, atual campeã olímpica, por ippon. 

Mayra posa com a comissão técnica da CBJ. Foto: Lara Monsores/CBJ.
Do outro lado da chave, a brasileira viu as grandes rivais ficarem pelo caminho. A francesa Madeleine Malonga caiu diante da sul-coreana Hiunji Yoon, e a alemã Ana Maria Wagner, algoz de Mayra em Tóquio 2020 e que defendia o título mundial, perdeu para a compatriota Alina Boehm nas quartas. 

Na decisão, Mayra conseguiu um wazari sobre Ma ainda no começo da luta. Até sorriu, talvez achando que o golpe pudesse ser pontuado como ippon. Seguiu no combate, administrou a vantagem e as punições até o cronômetro zerar. Depois, partiu para o abraço. Mayra agora é tricampeã mundial.

Além do ouro da gaúcha, o Brasil tem ainda outras duas medalhas conquistadas em Tashkent. Rafaela Silva sagrou-se bicampeã mundial da categoria até 57kg, e Daniel Cargnin foi bronze na categoria até 73kg.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS