Mayra Aguiar se torna 1ª brasileira tricampeã mundial de judô
Brasileira bate campeã olímpica nas semifinais e chinesa na disputa pelo ouro da categoria até 78kg

Mayra Aguiar subiu mais um degrau na história do judô brasileiro. Nesta terça-feira (11), em Tashkent, no Uzbequistão, a gaúcha de Porto Alegre tornou-se a primeira judoca do país tricampeã mundial. O ouro na categoria até 78kg desta vez foi conquistado diante da chinesa Zhenzhao Ma.
Mayra também foi campeã mundial em Cheliabinsk, na Rússia, em 2014, e em Budapeste, na Hungria, em 2017. Tem ainda outras quatro medalhas em Mundiais: uma prata em Tóquio 2010 e três bronzes em Paris 2011, Rio de Janeiro 2013 e Tóquio 2019. No currículo, Mayra tem ainda três bronzes olímpicos nos Jogos Londres 2012, Rio 2016 e Tóquio 2020.
A judoca fez uma ótima campanha no Uzbequistão. Estreou com vitória sobre a croata Petrunjela Pavic, nas punições, e depois superou a cazaque Arena Jangeldina por ippon. Nas quartas-de-final, deixou para trás a alemã Alina Boehm, atual campeã europeia. E, nas semis, derrubou Hamada Shori, atual campeã olímpica, por ippon.
Na decisão, Mayra conseguiu um wazari sobre Ma ainda no começo da luta. Até sorriu, talvez achando que o golpe pudesse ser pontuado como ippon. Seguiu no combate, administrou a vantagem e as punições até o cronômetro zerar. Depois, partiu para o abraço. Mayra agora é tricampeã mundial.
Além do ouro da gaúcha, o Brasil tem ainda outras duas medalhas conquistadas em Tashkent. Rafaela Silva sagrou-se bicampeã mundial da categoria até 57kg, e Daniel Cargnin foi bronze na categoria até 73kg.