Medalhistas pan-americanos são recebidos pelo Presidente da República em Brasília
Resultados expressivos do Time Brasil em Lima rendem homenagem aos atletas no Palácio do Planalto
Após a campanha histórica nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, cerca de 60 atletas foram recebidos pelo Presidente da República, Jair Bolsonaro, na tarde desta sexta-feira, 16. Uma cerimônia em homenagem aos integrantes do Time Brasil foi realizada no Salão Nobre do Palácio do Planalto, em Brasília (DF).
"O momento de uma medalha é inesquecível, é para sempre. O povo brasileiro está orgulhoso desses momentos que vocês nos proporcionaram em Lima", agradeceu Bolsonaro, que foi presenteado pelos atletas Keno Marley (boxe) e Rosângela Santos (atletismo) com uniformes utilizados pela delegação brasileira no Pan.
"Batemos os recordes de medalhas (171) e ouros (55), alcançando o segundo lugar no quadro de medalhas após 56 anos. Foi o melhor resultado do Brasil em uma edição realizada fora do país, com 41 modalidades conquistando medalhas. Um dos motivos dessa evolução foi a transformação na governança do COB. Além disso, três pilares da gestão do Presidente Paulo Wanderley possibilitaram um maior investimento nos atletas: transparência, austeridade e meritocracia", discursou Rogério, Diretor Geral do COB, que representou a entidade na cerimônia, ao lado de Manoela Penna, Diretora de Marketing e Comunicação.
Ao todo, 18 modalidades apresentaram evolução nos resultados em relação a Toronto 2015, sendo que 12 fizeram as melhores campanhas em todas as edições dos Jogos. Uma delas foi a canoagem slalom, liderada por Ana Sátila.
"Em nome de todos os atletas, gostaria de agradecer à torcida brasileira. O Pan de Lima 2019 já começou fazendo história: foi a maior participação feminina na delegação brasileira. Queria agradecer também ao COB, por toda a ajuda e suporte, e ao Governo Federal, através dos programas Bolsa Atleta e Bolsa Pódio", disse a duas vezes medalhista de ouro em Lima, nas provas do C1 e do slalom extremo.
Outras presenças ilustres no evento, além de representantes de 22 Confederações Brasileiras Olímpicas, foram as do Vice-presidente da República, Hamilton Mourão; do Ministro Chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), Augusto Heleno; do campeão olímpico e atual Secretário Nacional de Esporte de Alto Rendimento, Emanuel Rêgo; Luisa Parente, ex-ginasta olímpica e Secretária Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem (ABCD); do Secretário Especial do Esporte, General Décio Brasil, e do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, que se comprometeu a seguir apoiando o esporte nacional.
"Nós estamos muito orgulhosos, o Brasil está orgulhoso. Foi um desempenho extraordinário, com uma equipe menor que das últimas vezes. E o Presidente Bolsonaro já determinou que sejam reforçados os programas de apoio ao esporte, não só a parceria com o COB, mas também no esporte de base".
Faltando menos de um ano para os Jogos Olímpicos, o Time Brasil já tem 104 vagas asseguradas em 14 modalidades para Tóquio 2020, sendo que 29 delas foram conquistadas em Lima.