Isaquias Queiroz
3
Ficha técnica
Nome completo
Isaquias Queiroz dos SantosData de nascimento
03/01/1994Local de nascimento
Ubaitaba , BABIOGRAFIA
Isaquias superou uma série de dificuldades na infância em Ubaitaba, na Bahia. Sofreu queimaduras graves, perdeu um dos rins após cair em cima de uma pedra, e se encontrou em um projeto social que ensinava canoagem no Rio das Contas, que corta a cidade.
Talento muito acima da média, se destacou cedo. Disputou os Jogos Olímpicos da Juventude aos 14 anos, foi campeão mundial júnior aos 15, e poderia ter ido a Londres 2012 não fosse um rompante que o fez voltar para casa.
A grande virada em sua carreira ocorreu quando o COB contratou o espanhol Jesús Morlán, que levou a equipe brasileira de canoagem velocidade para treinar e morar em Lagoa Santa (MG). Lapidada, a joia brilhou.
Chegou aos Jogos Rio-2016 já dono de três títulos mundiais adultos e não decepcionou. Ganhou três medalhas e se tornou o brasileiro com mais medalhas em uma única edição olímpica. Mas Isaquias queria mais e, em Tóquio 2020, conquistou seu primeiro ouro, no C1 1.000m. No C2, terminou em quarto.
O ciclo até Paris 2024 foi mais difícil. Sentiu saudades de casa, chegou a deixar a seleção em Lagoa Santa (MG) e perdeu quase toda a temporada 2023. Voltou a tempo e focado para chegar à sua quinta medalha olímpica, a prata no C1 1.000m.