Logo
Ginástica Artística

Rebeca Andrade

Medalhas Olímpicas:
gold

2

silver

3

bronze

SIGA-O NAS REDES SOCIAIS

Ficha técnica
Nome completo
Rebeca Rodrigues de Andrade
Data de nascimento
08/05/1999
Local de nascimento
Guarulhos , SP

BIOGRAFIA

A brasileira que mais medalhas olímpicas conquistou nasceu em Guarulhos (SP) e começou a treinar aos 4 anos em um projeto social de iniciação ao esporte da prefeitura da cidade, inspirada em Daiane dos Santos.

Tinha 10 anos quando se mudou para Curitiba, passando a morar distante da mãe e dos sete irmãos. No ano seguinte, seguiu para o Rio de Janeiro, para treinar no Flamengo. Em 2012, com apenas 13 anos e em seu primeiro campeonato como profissional, venceu o Troféu Brasil superando ginastas como Daniele Hypolito e Jade Barbosa.

Até chegar à aguardada primeira medalha olímpica, sofreu com lesões. Foram três cirurgias de LCA (ligamento cruzado anterior) no mesmo joelho direito, que adiaram até 2021 sua estreia em Campeonatos Mundiais. Quando isso aconteceu, já era campeã olímpica.

Venceu o salto em Tóquio-2020 e foi prata no individual geral naquela edição. Em Paris, ganhou mais quatro medalhas, chegando a seis na carreira, um recorde para o país. Venceu no solo, quando recebeu uma homenagem histórica de Simone Biles, foi prata no salto e no individual geral, e ajudou o Brasil a ganhar uma inédita medalha por equipes, um bronze.

Em Mundiais, ganhou um ouro (salto) e uma prata (barras assimétricas) em 2021, um ouro (individual geral, o primeiro do Brasil na prova) e um bronze no solo em 2022, e um ouro (salto), três pratas (equipe, individual geral e solo) e um bronze (trave) em 2023.

Rebeca ainda ganhou quatro medalhas, sendo duas de ouro e duas de prata, nos Jogos Pan-Americanos de Santiago-2023, sua primeira participação no evento. 
 

Separador

PARTICIPAÇÕES EM JOGOS OLÍMPICOS

Paris-2024

Paris 2024

Ouro
Solo - Feminino
Tóquio-2020

Tóquio 2020

Ouro
Salto - Feminino
Rio-2016

Rio 2016

8°

Equipe - Feminina