Logo
COB

1° dia do I Workshop de Desenvolvimento Esportivo discutiu a formação esportiva a longo prazo na prática

Evento destinado a gestores, treinadores e equipes interdisciplinares conta com cinco módulos, de abril a setembro

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de abr, 2021 às 19:09 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O primeiro dia do Workshop de Desenvolvimento Esportivo, promovido pela área de Desenvolvimento Esportivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), reuniu 178 gestores, coordenadores técnicos, treinadores e outros profissionais que integram as equipes das confederações de 47 modalidades esportivas para as apresentações da consultora em esporte e desenvolvimento humano, Paula Korsakas, e dos consultores técnico-esportivos da Confederação Brasileira de Surfe, Bernardo Villano e Alexandre Zeni.

A abertura do evento contou com a participação do campeão olímpico e diretor-geral do COB, Rogério Sampaio, e do diretor de Esportes, Jorge Bichara.

“Desenvolvimento Esportivo é uma área estratégica para o COB. Passamos, desde 2018, a colocar recursos para os programas de desenvolvimento esportivo e entendemos que esta área é fundamental para os resultados nos Jogos Paris 2024 e Los Angeles 2028. É importante lembrar que os resultados dependem de uma série de fatores incluindo boas instalações esportivas,  proximidade entre área de desenvolvimento esportivo e categoria principal, e profissionais bem preparados.” diz Rogério Sampaio.

Para Jorge Bichara, a abertura e aproximação que o COB está fazendo com outros segmentos da sociedade esportiva, como o de desenvolvimento, é muito importante.

“Esse trabalho é relevante neste momento em que estamos com olhos voltados para a organização da participação brasileira nos Jogos de Tóquio. Trabalhar em paralelo com a área de Desenvolvimento Esportivo, com profissionais que trabalham diretamente com a formação de novos atletas é a demonstração mais clara da importância desse segmento para o Comitê Olímpico. Um empenho a médio, longo prazo, que acreditamos que seja fundamental para renovação de nossas equipes. Que este workshop seja uma oportunidade de ganho de conhecimento, de discussão rica para todos e que consigamos estruturar essa área que é tão significativa e fundamental para o desenvolvimento esportivo de um país”, afirma Jorge Bichara.

Organizado pela área de Desenvolvimento Esportivo da entidade, em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro e a Solidariedade Olímpica, o primeiro módulo do evento, O Desenvolvimento do Atleta Jovem, acontece ao vivo através de uma plataforma virtual. 

Com o objetivo discutir diferentes modelos de formação esportiva a longo prazo, além das características e desafios inerentes à carreira esportiva e suas transições, a manhã de hoje foi destinada à formação esportiva a longo prazo na prática, discutida por Paula Korsakas, e à apresentação do case  Desenvolvimento de Talentos no Surf - Compartilhando a Experiência da CBSurf, realizado no segundo semestre de 2020 em parceria com a área de Desenvolvimento do COB.

O workshop é consequência do Diagnóstico de Gestão do Desenvolvimento Esportivo, projeto realizado anualmente pela área de Desenvolvimento Esportivo desde 2019 e que se mostrou uma ferramenta relevante para obtenção de informações sobre o nível de desenvolvimento das modalidades olímpicas. O resultado desse estudo vem sendo utilizado para auxiliar o processo de distribuição de recursos e investimentos da área nas modalidades olímpicas, norteando as estratégias elaboradas pelo COB e pelas Confederações em prol do esporte de base e de todo o complexo sistema de desenvolvimento esportivo.

As informações coletadas nos últimos dois anos revelam grande diversidade do panorama geral das modalidades. Alguns dos aspectos analisados serviram para o planejamento dos tópicos que serão abordados no I Workshop de Desenvolvimento Esportivo.

“Queremos compartilhar os conceitos mais recentes que fazem parte de um processo de desenvolvimento esportivo sustentável. Em uma perspectiva ampla com foco na alta performance (core business do COB), podemos mapear o caminho necessário a ser percorrido para alcançarmos sucesso no esporte de elite. E é sobre a construção e fortalecimento desse “caminho” que queremos discutir no workshop e auxiliar as confederações responsáveis pela administração das modalidades olímpicas no Brasil”, diz Kenji Saito, gerente Executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.

Este primeiro módulo, que irá até dia 28 de abril, também conta com a participação da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), que apresentará um case abordando as ações que tem realizado para favorecer a relação família – atleta – treinador. No último dia do workshop será discutida a estruturação de programas para o desenvolvimento do atleta de forma mais integral (life skills). E, para concluir o primeiro módulo do evento, Paula Korsakas, Marina Gusson, Michel Milistetd, Vitor Ciampolini e Kenji Saito participarão da mesa redonda O ambiente positivo para o desenvolvimento de atletas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS