Logo
Jogos da Juventude

COB apresenta Modelo de Desenvolvimento Esportivo para atletas e treinadores nos Jogos da Juventude

Publicação, lançada pelo COB em junho, está à disposição de todos os participantes do evento em Aracaju

Por Comitê Olímpico do Brasil

12 de set, 2022 às 06:00 | 3 min de leitura

Compartilhe via:

O lema dos Jogos da Juventude Aracaju 2022 é "Desenvolvendo Campeões". E para que esse processo seja cada vez mais real na vida dos jovens atletas e treinadores, o Comitê Olímpico do Brasil tem apresentado a eles, durante a competição, o Modelo de Desenvolvimento Esportivo, lançado neste ano pela entidade. 

A publicação traz propostas para formação de atletas e capacitação de treinadores, servindo como referência para todas as confederações, e detalha as mais importantes fases desse processo complexo da carreira dos esportistas. 

+ Acesse a publicação Modelo de Desenvolvimento Esportivo do COB

O COB montou um estande dentro do Centro de Convenções de Aracaju, principal instalação dos Jogos da Juventude, destinado ao Modelo de Desenvolvimento. No local, qualquer pessoa envolvida no evento pode ver um vídeo apresentando os principais pontos da publicação, que também estão estampados na decoração do espaço. Além disso, o livro também está à disposição de todos na biblioteca montada pelo COB no local.

Taciana Pinto, coordenadora de projetos esportivos da área de Desenvolvimento Esportivo, explica a importância desse tipo de ação em um evento como os Jogos da Juventude, que conta com a participação de jovens de até 17 anos.

"A importância de trazer o Modelo para cá é que encontramos com treinadores que não estão no nosso cotidiano. A gente traz essas informações para outros treinadores, que atuam diretamente no desenvolvimento de atletas. O Modelo tem alguns pilares, como a formação esportiva em longo prazo, respeito às fases de desenvolvimento... É justamente nessa fase da carreira, de 15 a 17 anos, que temos que ter muito cuidado para respeitar o desenvolvimento deles, para não acelerar demais o processo e pular etapas", falou. 

De acordo com Taciana, o foco principal da ação em Aracaju é voltado para os treinadores, mas também é importante que os atletas tenham acesso ao documento nessa fase da carreira. 

"É mais para os treinadores, mas trabalhamos sempre em uma visão holística desses atletas, pensando no desenvolvimento além do esporte. É papel do treinador esclarecer esses momentos pra eles e as características da formação a longo prazo, para que eles possam ser mais conscientes, tranquilos, menos ansiosos, entendendo o objetivo do treinador em cada momento. O foco principal é nos treinadores, mas os atletas também já conseguem entender esse processo", explicou.

O Modelo de Desenvolvimento Esportivo foi idealizado e produzido pela Diretoria de Desenvolvimento e Ciências do Esporte, liderada por Kenji Saito. Em seu lançamento, em junho, o COB realizou um workshop com a presença de todas as confederações brasileiras olímpicas.

Além da apresentação para atletas e treinadores, a área de Desenvolvimento Esportivo tem participado das palestras realizadas com os observadores técnicos durante os Jogos, com apresentações específicas sobre o Modelo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS