COB e Comitê Olímpico do Panamá assinam acordo de cooperação para desenvolvimento esportivo
Parceria entre os comitês prevê intercâmbios esportivos e troca de informações para o Movimento Olímpico nos dois países
O Comitês Olímpicos do Brasil (COB) e do Panamá (COP) assinaram nesta sexta-feira, dia 4, no Rio de Janeiro, acordo de cooperação para promoção de intercâmbios esportivos, além de outras ações de troca de informações mútuas para fortalecer a relação entre os dois países. O documento foi assinado pelos presidentes do COB, Paulo Wanderley, e do COP, Damaris Young.
“Esse importante acordo possibilitará que atletas do Panamá possam vir treinar no Brasil e, eventualmente, algum atleta do Brasil possa se beneficiar da estrutura do esporte olímpico do Panamá. Incentivaremos e promoveremos intercâmbios de forma planejada para beneficiar os atletas. Nossos países estão completamente engajados em apoiar o desenvolvimento do Movimento Olímpico e todos os valores positivos que o esporte carrega”, afirmou o presidente do COB, Paulo Wanderley.
O acordo de cooperação entre Brasil e Panamá terá duração de quatro anos, podendo ser prorrogado automaticamente por igual período. Além do intercâmbio esportivo, as duas partes se comprometeram a promover cursos de capacitação para atletas, treinadores, dirigentes, e cientistas, relacionados ao esporte, como Educação e Prevenção ao Doping, Enfrentamento ao Assédio e Abuso no Esporte, entre outros.
“Gostaria de agradecer ao COB por toda hospitalidade e pela forma como fui recebida no Brasil. Para o Comitê Olímpico do Panamá é um privilégio estar hoje aqui. Nosso objetivo é que esse convênio possa ser colocado em prática para beneficiar os atletas dos dois países. Estamos seguros de que podemos oferecer condições importantes aos atletas brasileiros. Muito obrigado por tudo. O Brasil já está no meu coração”, declarou a presidente do COP, Damaris Young.
Após a assinatura do documento, o COB já começou a colocar em prática o intercâmbio de informações ao apresentar para a presidente do COP algumas de suas áreas e projetos mais estratégicos, como o Instituto Olímpico Brasileiro, Cultura e Valores Olímpicos, Programa Gestão Ética e Transparência, Desenvolvimento Esportivo e Jogos da Juventude.
A presidente do Comitê Olímpico do Panamá também teve a oportunidade de conhecer a estrutura do Centro de Treinamento do COB, no Parque Aquático Maria Lenk, e mostrou muito interesse no trabalho do Laboratório Olímpico da entidade.