COB participa de reuniões da Comissão de Desenvolvimento Esportivo da Panam Sports
Rogério Sampaio e Kenji Saito representaram a entidade no encontro continental
O diretor-geral do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Rogério Sampaio, acompanhado do gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo da entidade, Kenji Saito, participaram, entre os dias 8 e 9 de março, de reuniões da Comissão de Desenvolvimento Esportivo da Panam Sports, instituição principal do esporte nas Américas, em Miami (EUA).
Presidente da Comissão de Desenvolvimento Esportivo da Panam Sports, Rogério Sampaio destacou a importância do encontro, que reuniu representantes de seis países do continente (Bermudas, Chile, Cuba, Colômbia, Estados Unidos e México). “Foi um encontro extremamente importante para conversarmos sobre ações continentais de fomento e desenvolvimento esportivo. O continente americano tem um potencial de jovens talentos enormes e, através do intercambio e cooperação, vamos colocar em prática uma série de ações para apoiar e lapidar esses promissores atletas”, afirmou Rogério Sampaio.
Diversos temas foram discutidos e alguns projetos já ficaram acordados de serem iniciados para beneficiar os atletas e o desenvolvimento esportivo do continente. Também foram avaliados os resultados dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021 na perspectiva do desenvolvimento.
Entre as propostas debatidas pela Comissão de Desenvolvimento Esportivo da Panam Sports no encontro estão o estabelecimento de intercâmbios de treinamento para 2022, condições de idade por campings e coordenação com calendários esportivos para cada esporte; além do sistema de avaliação destas ações. Outro ponto importante na pauta foi o modelo de desenvolvimento esportivo para Panam Sports. A comissão também analisou a proposta para a realização de um Seminário de Desenvolvimento Esportivo em 2022.
"Tivemos discussões muito produtivas nos dois último dias e acredito que a comissão está avançando com propostas concretas para o desenvolvimento esportivo do continente. Nesse sentido compreender a realidade dos países para proporcionar suporte adequado às necessidades e promover ações de capacitação para atletas, treinadores e gestores, serão pontos fundamentais.", observou o gerente-executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB, Kenji Saito.