Logo
COB

Nova diretoria de Esportes do COB enaltece trabalho integrado entre alto rendimento e desenvolvimento esportivo

Ney Wilson e Kenji Saito falam pela primeira vez sobre a parceria e a nova gestão da área

Por Comitê Olímpico do Brasil

24 de mar, 2022 às 13:41 | 2 min de leitura

Compartilhe via:

Ampliar a integração da área de esportes. Este é um dos principais objetivos do COB para o ciclo olímpico Paris 2024 e para o desenvolvimento de jovens talentos a longo prazo. Após serem anunciados nesta quinta-feira, 24, pelo presidente Paulo Wanderley e pelo diretor geral Rogério Sampaio como novos diretores de Alto Rendimento e Desenvolvimento Esportivo, Ney Wilson e Kenji Saito se mostraram alinhados a essa proposta e falaram sobre o que esperam para este início de trabalho.

“Para quem está entrando, é importante fazer um diagnóstico. Acho que temos uma equipe muito boa dentro do COB, o que me dá segurança para desenvolver o trabalho integrado com a área de Desenvolvimento, pensando no presente e no futuro. Vamos buscar sempre uma evolução nos resultados mais imediatos, que são os Jogos Olímpicos Paris 2024. É importante que a gente possa tranquilizar a comunidade do esporte, que os atletas entendam que a mudança é para melhor, que a gente possa focar, implementar novos projetos e dar prosseguimento aos que já acontecem com muito sucesso. Vale destacar esse trabalho de conhecer um pouco mais das Confederações nacionais e trazer projetos para que possamos atendê-las dentro de suas especificidades, buscando resultados e evolução em cada uma das modalidades olímpicas”, afirmou Ney Wilson, diretor de Alto Rendimento, que atuava como gestor de Alto Rendimento na Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

“É extremamente relevante que tenhamos duas diretorias dentro da área de Esportes. Nós vamos somar forças. Essa é uma situação que já aconteceu em outras diretorias no COB e foram positivas, como a separação da diretoria Financeira e Administrativa e a do Marketing e Comunicação. Essas foram decisões acertadas do presidente Paulo Wanderley e faremos um trabalho excelente. O diretor Ney Wilson é um profissional extremamente competente. Já trabalhamos juntos em outras ocasiões, com bastante integração entre as nossas ações. Então acredito que vai ser muito positivo, somar muito para o esporte olímpico nacional”, disse Kenji Saito, que ocupava o cargo de gerente executivo de Desenvolvimento Esportivo e agora assume a diretoria recém-criada com o mesmo nome.

Os novos diretores têm vasta experiência no meio esportivo. No período em que esteve na CBJ, Ney Wilson, 63, ajudou o judô brasileiro a conquistar 14 medalhas olímpicas (2 ouros e 12 bronzes) e 48 medalhas em Campeonatos Mundiais (39 individuais e 9 por equipe). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, ele inicia seu trabalho no COB em 11 de abril.

Já Kenji Saito, 39, é mestre em Ciências do Esporte e Estudos Olímpicos pela Universidade de Tsukuba (Japão) e trabalha no COB desde 2018. Kenji será Chefe de Missão da delegação brasileira nos Jogos Sul-americanos da Juventude de Rosário, na Argentina, de 28 de abril a 8 de maio. Em 2021, foi um dos líderes da delegação brasileira nos Jogos Pan-americanos Júnior de Cali, onde o país terminou no topo do quadro geral de medalhas. Como gestor das categorias de base da CBJ, viu o Brasil conquistar 19 medalhas em Mundiais sub-21 (2009 a 2014) e outras 10 em Mundiais sub-18 (2009 a 2013). Além disso, teve passagens pelos Comitês Organizadores dos Jogos Olímpicos Rio 2016 e Tóquio 2020.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS