Logo
COB

Terceiro módulo do I Workshop de Desenvolvimento Esportivo do COB aborda Ciências do Esporte e o Jovem Atleta

Mais de 200 participantes debateram a importância do suporte interdisciplinar aos atletas jovens

Por Comitê Olímpico do Brasil

14 de jun, 2021 às 11:42 | 5 min de leitura

Compartilhe via:

O terceiro módulo do I Workshop de Desenvolvimento Esportivo promovido pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), realizado pela área de Desenvolvimento Esportivo, em parceria com o Instituto Olímpico Brasileiro e a Solidariedade Olímpica, na última semana tratou das ciências do esporte e dos jovens atletas. Com objetivo principal de abordar a importância do suporte interdisciplinar no processo de desenvolvimento de atletas jovens, o programa reuniu nos três dias do módulo mais de 210 representantes entre gestores, equipe interdisciplinar e treinadores das seleções nacionais de base de 47 modalidades olímpicas de 35 confederações. 

Entre os temas abordados neste terceiro módulo estão a psicologia aplicada ao atleta em desenvolvimento; a avaliação e monitoramento de atletas; as ações integradas entre preparação física e fisioterapia; as atuações da medicina e ginecologia no esporte; a nutrição, os aspectos maturacionais e o doping.  

+ CONHEÇA OS PROFISSIONAIS QUE PARTICIPARAM E OS CASES DESSE MÓDULO

“Prover o suporte interdisciplinar é uma das linhas de ação possível de ser solicitada para a área de desenvolvimento. Dessa forma, debater sobre a relevância dessa equipe e a importância dos treinadores como líderes, é fundamental para que os gestores técnicos das Confederações aproveitem essa oportunidade com eficiência” afirma Kenji Saito,  gerente Executivo de Desenvolvimento Esportivo do COB.  

Para promover o aprendizado em contextos reais da prática esportiva, além das palestras ministradas pelos profissionais do Time Brasil, foram apresentados dois estudos de caso das Confederações Brasileiras de Judô (CBJ) e Voleibol (CBV). Os cases promoveram o debate sobre as estratégias de avaliação e o monitoramento no processo de identificação e desenvolvimento de talentos esportivos. 

“Para nós do Time Brasil, que lidamos diretamente com o atleta de alto rendimento e sabemos como esse atleta deve ser desenvolvido, ter a oportunidade de integrar nosso conhecimento com os profissionais que atuam na base,  auxiliando no direcionamento desse trabalho, pode ser um diferencial para o sucesso esportivo das próximas gerações” diz Josué Moraes, coordenador de preparação física do COB.

O workshop é resultado do Diagnóstico de Gestão do Desenvolvimento Esportivo, projeto que vem sendo realizado desde 2019 pela área de Desenvolvimento Esportivo do COB, ferramenta essencial para nortear as estratégias elaboradas pelo COB e pelas Confederações em prol do esporte de base e de todo o complexo sistema de desenvolvimento esportivo. Neste sentido, o planejamento dos tópicos que vem sendo abordados durante todo o I Workshop de Desenvolvimento Esportivo são baseados nos principais desafios encontrados pelas entidades nacionais dirigentes do esporte olímpico. O evento possui outros dois módulos que serão ministrados em agosto e setembro.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS