Logo
COB

A 20 dias de Paris 2024, COB anuncia Vivência Olímpica e levará 12 jovens atletas à França

Programa do Comitê Olímpico do Brasil (COB) vai ser realizado nos Jogos parisienses com equidade de gênero e diversidade de modalidades contempladas

Por Comitê Olímpico do Brasil

6 de jul, 2024 às 11:30 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

Taiane Justino, do levantamento de pesos, e Ryan Kainalo, do surfe, são dois dos jovens atletas brasileiros que participarão do Vivência Olímpica - Foto Alexandre Loureiro/COB

Taiane Justino, do levantamento de pesos, e Ryan Kainalo, do surfe, são dois dos jovens atletas brasileiros que participarão do Vivência Olímpica - Foto Alexandre Loureiro/COB

No marco de 20 dias para os Jogos Olímpicos Paris 2024, o Comitê Olímpico do Brasil (COB) anuncia a ida de um grupo de jovens atletas brasileiros que participará dos Jogos de uma forma diferente. Doze selecionados vão fazer parte do Vivência Olímpica, programa do COB que levará para Paris jovens representantes de diferentes modalidades com potencial de participação em futuras edições dos Jogos. Divididos em duas turmas, os atletas estarão em Paris a partir de 27 de julho, um dia depois da Cerimônia de Abertura.

Ryan Kainalo, do surf, Taiane Justino, do levamento de pesos, Lucas Fonseca, da vela, Celine Bispo, da natação, Matheus Melecchi, das águas abertas, Pedro Oliveira, do vôlei de praia, Rebeca Lima, do boxe, Thiago Resende, do atletismo, Yuri Guimarães, da ginástica artística, Júlia Kudiess, do vôlei, Kaillany Cardoso, do judô, e Isabelle Estevez, do tiro com arco, foram os nomes selecionados para participarem do Vivência Olímpica nesta edição parisiense. Todos eles terão a oportunidade de experimentar a atmosfera olímpica, com direito a imersão na vila, visitas às instalações do Time Brasil e acompanhamento de competições, além de terem palestras e bate-papos com embaixadores, atletas e treinadores.

“A ideia do programa é fazer que os jovens de fato vivenciem o que são os Jogos Olímpicos e comecem a se ambientar com esse universo. Em Paris eles vão poder acompanhar tudo o que envolve a operação do COB para os atletas do Time Brasil e vão sentir o gostinho do que é fazer parte dos Jogos Olímpicos. Tenho certeza de que sairão muito motivados para voltarem como atletas efetivos nas próximas edições”, pontuou o diretor de Desenvolvimento e Ciências do Esporte do COB, Kenji Saito.

O Vivência Olímpica chega para a edição de Paris 2024 priorizando equidade de gênero, afinal são seis homens e seis mulheres, e diversidade de modalidades (doze no total). Os atletas tiveram que atender critérios de eligibilidade, como terem resultados internacionais expressivos em suas respectivas modalidades e terem potencial de desenvolvimento para futuras classificações e resultados olímpicos nos Jogos de Los Angeles 2028 e Brisbane 2032.

O programa volta a ser realizado em uma edição dos Jogos depois de ficar fora de Tóquio 2020 por conta das restrições da pandemia. Criado nos Jogos de Londres 2012, o programa do COB levou 16 atletas para a Inglaterra, enquanto no Rio 2016 foram 20 participantes. Entre os nomes que já passaram pelo Vivência Olímpica estão medalhistas olímpicos ou mundiais, como Rebeca Andrade, da ginástica artística, Martine Grael, da vela, Isaquias Queiroz, da canoagem velocidade, e Beatriz Ferreira, do boxe.

Dentre os atletas do Time Brasil classificados para os Jogos Olímpicos Paris 2024, seis foram participantes do Vivência Olímpica. Além de Rebeca, Beatriz e Martine, Hugo Calderano, do tênis de mesa, Duda Lisboa, do vôlei de praia, Ana Patrícia, do vôlei de praia, Manoel Messias, do triatlo, Edival Marques “Netinho”, do taekwondo, e Maria Paula Heitmann, da natação, vivenciaram os Jogos nas duas edições anteriores do programa.

Os atletas do Vivência Olímpica serão acompanhados de perto por gestores da área de Ciência e Desenvolvimento Esportivo do COB. A primeira leva ficará em Paris de 27 de julho a 1º de agosto, enquanto a segunda participará entre 2 de agosto e 7 de agosto.

Abaixo, um mini perfil de cada um dos selecionados para o Vivência Olímpica deste ano:

Ryan Kainalo

Modalidade: surfe

Idade: 18 anos

Campeão Mundial Júnior 2023

Taiane Justino

Modalidade: levantamento de pesos, categoria acima de 87kg

Idade: 20 anos

3º lugar Campeonato Mundial Júnior Sub-20 2023

Vice-campeã Mundial Júnior Sub-17 2021

Matheus Melecchi

Modalidade: águas abertas

Idade: 18 anos

Líder do ranking mundial júnior nos 10km 2024

3º lugar em duas etapas da Copa do Mundo de Águas Abertas Júnior 2024

Kaillany Cardoso

Modalidade: judô, categoria até 70kg

Idade: 20 anos

Líder do ranking mundial júnior 2024

Vice-campeã mundial júnior 2022 e 2023

Lucas Fonseca

Modalidade: vela, fórmula kite

Idade: 18 anos

4º lugar no Campeonato Mundial da Juventude 2023

Pedro Oliveira

Modalidade: vôlei de praia

Idade: 20 anos

1º lugar etapa future do Circuito Mundial – Pingtan, China 2024

4º lugar no Campeonato Mundial Sub-21 2023

Rebeca Lima

Modalidade: boxe, categoria até 60kg

Idade: 23 anos

3º lugar no USA International Invitational 

Thiago Resende

Modalidade: atletismo, 110m com barreiras

Idade: 20 anos

2º lugar no Grande Prêmio Brasil de Atletismo 2024

Semifinalista no Campeonato Mundial Sub-20 2023

Júlia Kudiess

Modalidade: vôlei, central

Idade: 21 anos

2º lugar no Campeonato Mundial Adulto 2022

2º lugar na Liga das Nações Adulto 2022

Yuri Guimarães

Modalidade: ginástica artística

Idade: 18 anos

5º lugar no solo nas etapas de Doha e Baku da Copa do Mundo 2024

3º lugar por equipes nos Jogos Pan-americanos Santiago 2023

Celine Bispo

Modalidade: natação

Idade: 19 anos

1º lugar nos 4x100m livre misto Jogos Pan-americanos Santiago 2023

2º lugar no 4x200m livre feminino Jogos Pan-americanos Santiago 2023

3º lugar nos 4x100m livre feminino Jogos Pan-americanos Santiago 2023

Isabelle Estevez

Modalidade: tiro com arco

Idade: 18 anos

1º lugar no individual e dupla no Junior PanAm Games Qualifier

ÚLTIMAS NOTÍCIAS