Logo
Jogos da Juventude

Acendimento da pira marca o início dos Jogos da Juventude CAIXA 2025 em Brasília

Revezamento da tocha reuniu ídolos do esporte nacional no Complexo Cultural da República e marcou a abertura da competição na capital federal

Por Comitê Olímpico do Brasil

11 de set, 2025 às 10:01 | 4min de leitura

Compartilhe via:

Brasília voltou a receber os Jogos da Juventude CAIXA. Nesta quarta-feira (10), a capital federal viveu um momento histórico com o revezamento da tocha e o acendimento da pira, que oficializaram a abertura da edição 2025 da competição.
 

A pira foi instalada em um dos cenários mais emblemáticos da cidade, entre o Museu Nacional e a Catedral Metropolitana, dois ícones projetados por Oscar Niemeyer. A chama iluminou a capital e, nos próximos dias, permanecerá na área externa do Centro de Convenções Ulysses Guimarães (CCO), acompanhando de perto todas as disputas.
 

O revezamento começou no topo do Museu Nacional com a velocista e medalhista olímpica Rosângela Santos, que conduziu a chama até a base do monumento.
 

“Foi um momento muito especial. Embora estejamos acostumados com grandes arenas e competições lotadas, carregar a tocha traz uma responsabilidade enorme. O nervosismo e a ansiedade tomaram conta, mas foi gratificante dividir esse momento com pessoas que sempre admirei. Hoje, meu papel é inspirar novas gerações e mostrar que todos nós somos capazes”, afirmou Rosângela.
 

Imagem-do-WhatsApp-de-2025-09-10-as-22.11.18_648034c9-1536x1024.jpg

Créditos: Abelardo Mendes Jr/COB

Na sequência, a tocha foi entregue ao ciclista Renato Rezende, que percorreu alguns metros antes de passá-la ao esgrimista Guilherme Toldo.
 

A mesatenista Ligia Silva deu continuidade ao percurso e levou o fogo até Luccas Abreu, representante do tiro com arco. Em seguida, o nadador e medalhista olímpico Fernando Scheffer assumiu a missão de conduzir a chama até o campeão olímpico da ginástica artística Arthur Zanetti, que seguiu com o revezamento até encontrar o levantador Bruninho Rezende. Coube a ele levar o fogo simbólico ao espaço entre o Museu e a Catedral, ponto final do trajeto. Ali, a chama acendeu a pira e marcou oficialmente a abertura dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025.
 

“Acender a pira é algo muito especial, principalmente para quem cresceu assistindo aos Jogos Olímpicos e sonhando em viver esse momento. Relembrei toda a minha trajetória e me sinto honrado em, depois de cinco Olimpíadas, poder ser uma referência para essa garotada. Esse momento representa um legado que nós, do esporte, temos a possibilidade de deixar para esses jovens que sonham. Porque comigo foi possível, e eles também podem sonhar”, comentou Bruninho.
 

Bruninho-Pira-JJ-1536x1024.jpg

Foto: Abelardo Mendes Jr/COB
 

Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025

Organizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), os Jogos da Juventude CAIXA reúnem milhares de jovens de até 17 anos e são considerados um celeiro de talentos, além de um espaço de convivência, aprendizado e formação cidadã. Nesta edição, a competição contará com a presença de mais de 4800 atletas disputando 20 modalidades esportivas.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS