Logo
Jogos Escolares

Após Larissa e Letícia, terceira geração das irmãs Pimenta conquista dois bronzes nos Jogos Escolares

Giovanna segue os passos da campeã pan-americana, em Lima. Larissa e Letícia somam cinco ouros no judô e no wrestling

Por Comitê Olímpico do Brasil

21 de nov, 2019 às 07:45 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

Larissa, Letícia e, agora, Giovanna são as meninas “apimentadas” dos Jogos Escolares da Juventude. A dinastia das irmãs Pimenta, sobrenome de peso na maior competição escolar do país, iniciou o terceiro capítulo da saga, com a estreia de Giovanna, 12 anos, nos Jogos Escolares da Juventude Blumenau 2019. E a menina fez bonito, conquistando medalhas de bronze nas competições individual e por equipes.

Em vez de tapete, a sala das irmãs Pimenta deveria ser decorada com tatames. A casa, por enquanto, ainda não tem dojô, mas terá em breve. “Vou ganhar um tatame no meu aniversário (Giovanna nasceu dia 17 de maio de 2007). Vamos colocar na laje da minha casa. Só falta botar o telhado”, disse a caçula da família, chamada carinhosamente pelas irmãs de Tampinha.

A caçula da família é aluna da Escola Estadual Antônio Luíz Barreiros, em São Vicente (SP), a mesma em que estudou a irmã Letícia. Campeã brasileira sub-13 de judô em 2018, Tampinha ocupa seu tempo com as aulas de judô, luta e balé clássico.

+ GALERIA DE FOTOS: confira as melhores imagens dos Jogos Escolares da Juventude
+ TRANSMISSÕES: assista às competições na nossa página no Facebook

Os irmãos mais velhos, Geovany e Jenifer, introduziram o judô à Larissa e Letícia, mas não seguiram no esporte. Nascida em março de 1999, Larissa Pimenta conquistou três ouros nos Jogos Escolares, sendo dois no judô (2011 e 2015) e um no wrestling (2012). Ouro nos Jogos Pan-americanos Lima 2019, a ex-aluna da Escola Estadual Emiliano Augusto Cavalcanti de Albuquerque e Melo disputa vaga para os Jogos Olímpicos Tóquio 2020 na categoria 52kg, com a campeã olímpica Sarah Menezes, outro fruto dos Jogos Escolares, e Eleudis Valentim.

A irmã Letícia, por sua vez, integra a seleção brasileira de wrestling, com apenas 18 anos. Bicampeã dos Jogos Escolares da Juventude, o último título conquistado em Natal 2018 na categoria leve (até 49 kg), Letícia é bicampeã sul-americana – títulos conquistados no Peru e na Argentina – e medalha de bronze no Mundial Escolar Marrakesh 2018.

Letícia diz que começou a lutar dentro de casa mesmo e tem até uma cicatriz no supercílio esquerdo, fruto de uma ‘brincadeira’ entre irmãs. Porém, ninguém encosta um dedo em Giovanna. “Todas me defendem”, garante a caçulinha da família. Segundo ela, Larissa e Letícia competem em tudo, menos para levar a irmã mais nova a seus esportes favoritos. “Gosto das duas modalidades, mas ainda sou muito nova e por enquanto vou competir no wrestling e no judô”.

Pimentinha é derrotada por Mirandinha em luta nervosa

Uma das lutas mais aguardadas dos Jogos Escolares da Juventude aconteceu na disputa pela medalha de bronze por equipes, entre São Paulo e Amazonas. Duas promessas do esporte, Giovanna Pimenta e Juliana Miranda, irmã da colecionadora de títulos Layane Miranda, Prêmio Brasil Olímpico em 2017, fizeram o primeiro combate de muitos que as aguardam.

A luta foi duríssima, assistida de pé por todos os presentes à área de luta montada na Vila Germânica, incluindo o treinador-chefe do wrestling brasileiro, o cubano Ángel Torres Aldama, e o coordenador de seleções da CBW, Flávio Cabral, Observadores dos Jogos Escolares da Juventude Blumenau 2019. Apesar da vitória de São Paulo sobre Amazonas e a conquista do bronze, foi Juliana Miranda, também com apenas 12 anos, que venceu Giovanna Pimenta pelo placar de 14 x 10.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

+ HANDEBOL: goleiras, parceiras e medalhistas: troca de informações é a marca de equipe feminina carioca
+ WRESTLING: mulher dos mil penteados, Giovana Marques unifica títulos na categoria juvenil


ÚLTIMAS NOTÍCIAS