Campeão olímpico Jorge Édson classifica Colégio Expoente (PR) para etapa nacional dos Jogos Escolares
Ouro em Barcelona 1992 participa da maior competição escolar pela quarta vez. A primeira foi em 1984, quando ainda era estudante

Medalha de ouro nos Jogos Olímpicos Barcelona 1992, Jorge Édson Brito conquistou vaga para sua quarta edição nacional dos Jogos Escolares da Juventude. Sob o seu comando, a equipe feminina de vôlei do Colégio Expoente Água Verde, de Curitiba (PR), categoria 15 a 17 anos, venceu os três adversários que enfrentou na etapa Regional Amarela, em Cascavel (PR), e agora se prepara para disputar a maior competição escolar do país, entre 16 e 30 de novembro, em Blumenau (SC).
Jorge Édson esteve no evento pela primeira vez em 1984, quando a competição ainda se chamava Jogos Escolares Brasileiros (Jebs). “Muita gente boa fazia parte daquele time. Um deles era o Marcos Pacheco, hoje técnico renomado”, lembrou. Em 2009, ele foi o técnico do Colégio Sion (12 a 14 anos), em Poços de Caldas (MG) e, em 2017, já comandava o Colégio Expoente, em Brasília (DF).
Jorge Édson iniciou sua carreira como auxiliar de José Roberto Guimarães em 2002, no Sorocaba. Trabalhou ainda com Zé Roberto e Paulo Coco no Osasco e, desde então, atua como treinador.
“Essa é uma competição muito grande, com um potencial enorme. Trabalhei em Jogos Olímpicos, Campeonatos Mundiais, diversos Sul-americanos e a estrutura aqui é de excelência, comparável a esses grandes eventos. Oferece um intercâmbio muito interessante entre clube e escola, uma experiência gigante para todos os envolvidos”, afirmou.
Única remanescente da equipe que esteve em Brasília há dois anos, a ponteira Tainá Anschau é um dos destaques do Colégio Expoente. Aos 17 anos e com 1,75m, ela acredita que a equipe está pronta para conquistar uma medalha em Blumenau.
“Nosso time é bastante competitivo. Estou muito feliz em representar o Paraná mais uma vez nos Jogos Escolares. Temos condições de fazer um bom campeonato lá, mas temos que treinar bastante para isso”, disse a fã da oposta Tandara, que faz parte da seleção paranaense de vôlei da categoria.
Outra atleta da seleção estadual é a central Julia Lawrenz, 16 anos e 1,83m. Além delas, a levantadora Kamyle Souza é outro destaque da equipe. As atletas atuam ainda no Curitibano, recebendo bolsas de estudos, alimentação e moradia da instituição de ensino.
A medalha de ouro do vôlei masculino nos Jogos de Barcelona 1992 foi a primeira conquista olímpica do país em esportes coletivos. A equipe contava com Marcelo Negrão, Giovane Gávio, Maurício Lima, Janelson, Douglas Chiarotti, Talmo, entre outros. Ao contrário das últimas edições de Jogos Olímpicos, o Brasil ainda subia pouco ao pódio. Naquele ano, além do ouro no vôlei, o país conquistou outras duas medalhas: ouro no judô, com Rogério Sampaio; e prata na natação, com Gustavo Borges (100m livre).
Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.