Candidatas a sede dos Jogos da Juventude já podem se apresentar
Cidades interessadas em receber a competição em 2026 têm até 6 de outubro para confirmar candidatura
Rebeca Andrade, Embaixadora dos Jogos da Juventude. Foto: Washington Alves/COB
O Comitê Olímpico do Brasil lançou nesta sexta-feira, 15, o edital do processo de candidatura para as cidades que têm interesse em sediar os Jogos da Juventude 2026. Clique aqui para ler o documento, que conta com os detalhes necessários para concorrer.
Os Jogos da Juventude são o maior evento multiesportivo para jovens de até 17 anos do Brasil. Organizá-lo requer muito planejamento e estrutura, mas também traz diversos benefícios à cidade sede.
As cidades interessadas terão até o dia 06 de outubro deste ano para enviar a proposta com todos os documentos exigidos. Na sequência, o COB publicará uma relação das classificadas nesta primeira fase. Por fim, serão realizadas visitas técnicas para definição da sede.
O anúncio da cidade vencedora será a partir de 01 de dezembro.
Os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025
Nesta volta aonde tudo começou, já que o Distrito Federal foi a sede da primeira edição evento, em 2000, os Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025, organizado pelo COB com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Distrito Federal, terão 20 modalidades: águas abertas, atletismo, badminton, basquete, ciclismo, esgrima, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, natação, remo virtual, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, triatlo, vôlei de praia, voleibol e wrestling.
A competição vai ocupar majoritariamente o Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), que receberá a maior parte do evento, incluindo a sede do comitê organizador, o Centro de Convivência dos atletas, o restaurante, além da disputa de nove modalidades. Os embaixadores confirmados até agora são Luisa Baptista para o triatlo; Rosângela Santos no atletismo; Bruninho no voleibol; Ketleyn Quadros no judô, Duda Amorim no handebol, Janeth Arcain no basquete, Giullia Penalber no wrestling, Guilherme Toldo na esgrima, Agatha Rippel no vôlei de praia, Luccas Abreu no tiro com arco e Fabiana Silva badminton.
Para se ter uma ideia da grandiosidade da competição, a operação para a realização dos Jogos da Juventude CAIXA Brasília 2025 conta com mais de 40.000 diárias de hospedagem, cerca de 70.000 refeições, mais 13 caminhões de material. Além das competições esportivas, o evento será palco de ações de sustentabilidade, como coleta seletiva e ações de descarte; e ações de Esporte Seguro, uma iniciativa do COB que inclui um curso obrigatório para líderes e oficiais, sala privada para atendimento e plantão, além da abordagem do tema da Saúde Mental com a presença de especialistas.