COB e Riachuelo apresentam os uniformes do Time Brasil para os Jogos Olímpicos, feitos com resíduos de tecidos e bordados manuais
Marca de moda oficial do Time Brasil traz detalhes dos uniformes de viagem e da Cerimônia de Abertura, e compartilha o processo de confecção sustentável e artesanal de cada peça em evento oficial do C

A Riachuelo, patrocinadora do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e marca de moda oficial do Time Brasil, reforça sua trajetória de incentivo ao esporte ao produzir os uniformes de viagem e da Cerimônia de Abertura que serão utilizados por todos os atletas brasileiros classificados para os Jogos Olímpicos de Paris.
A 100 dias do maior evento esportivo do mundo, a Riachuelo, junto ao COB e demais parceiros, celebraram a contagem regressiva em um evento exclusivo que aconteceu nesta quarta-feira (17), no Morro da Urca, no Rio de Janeiro. Na ocasião, a marca aproveitou para compartilhar, em primeira mão, o processo de confecção sustentável e artesanal dos uniformes que foram desenvolvidos em Natal e no semiárido do Rio Grande do Norte.
Momento de destaque na festa, a apresentação das peças contou com a presença de porta-vozes do COB, executivos da Riachuelo e a participação especial das bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, que receberam uma homenagem em reconhecimento pela excelência do seu trabalho. Além da apresentação no palco, a marca trouxe sua essência fashion em um desfile protagonizado por atletas olímpicos para prestigiar o trabalho de todas as mulheres que ajudaram nesse processo. Desfilaram com os uniformes os campões olímpicos de vôlei Maurício e Sheila, além dos integrantes da equipe brasileira de natação, Beatriz Dizotti, Brandon Almeida, Gabrielle Roncatto, Maria Fernanda Costa, Nathália Almeida, e também Lara Brito, do vôlei.
“O desafio que levamos para a Riachuelo há dois anos, era o de conseguir sintetizar no uniforme de desfile do Time Brasil, nossa ambição como marca, um novo posicionamento mais moderno e inovador, a influência do local e a vontade de nesse momento icônico, inesquecível e extremamente especial para os atletas, conseguir expressar o que há de melhor no Brasil. E só uma empresa como a Riachuelo poderia tangibilizar e tornar isso ainda mais incrível do que imaginávamos. Desde o processo criativo, conceitual, até a execução, em cada momento e em cada profissional envolvido, enxergamos a emoção, a paixão e a excelência que movem o Time Brasil. O resultado de cada peça, de cada modelo é espetacular, e tenho certeza que estamos oferecendo para os atletas um embarque em busca dos seus sonhos, e um motivo de alegria para todo o movimento olímpico, quando chegar a hora de mostrar para o mundo o orgulho que temos de ser brasileiros”, declarou Gustavo Herbetta, diretor de Marketing do Comitê Olímpico do Brasil.
Cathyelle Schroeder, Diretora de Marketing e Comunicação da Riachuelo, diz que o Brasil sempre foi a maior inspiração para a produção das peças. “Nossas cores, a alegria do povo e nossa descontração foi o que primeiro moveu o time de estilistas da Riachuelo a criar peças que trouxessem esses aspectos, e não fosse apenas um uniforme esportivo ou um traje excessivamente sério”, comenta.
Além disso, as peças ainda trazem referências de moda do país sede, como as listras breton e a saia midi rodada. As jaquetas jeans, por sua vez, foram bordadas, uma a uma, pelas bordadeiras de Timbaúba dos Batistas, cidade situada no semiárido do Rio Grande do Norte, que recebe o apoio do Instituto Riachuelo para fortalecer a economia local e a força feminina da região. O bordado, feito inteiramente à mão, reflete a habilidade e qualidade artesanal do país, diferenciando as peças de forma que nenhuma se iguala a qualquer outra. Todas são exclusivas e únicas em suas linhas e técnicas.
Sustentabilidade e equidade de gênero
De acordo com o Comitê Olímpico Internacional, esta será a Olimpíada mais sustentável da história, e a primeira a ter igualdade de gênero no número de atletas - 50% homens e 50% mulheres. E os uniformes do Time Brasil, produzidos por um time formado por mais de 60% de mulheres, refletem essas preocupações já enraizadas e tratadas dentro da Riachuelo.
A utilização do tecido reciclado e desfibrado na confecção dos uniformes, por exemplo, reforça a atuação da marca no território sustentável, apresentando a moda circular brasileira para o mundo. Assim, com todos seus processos sustentáveis, os uniformes também transportam a mensagem de valorização das riquezas naturais do Brasil e a de consciência acerca dos ciclos da indústria da moda.
“Para a produção dos uniformes, adotamos medidas que já executamos naturalmente em nossa cadeia produtiva, como a redução de até 70% de água nos processos de lavagem através do ozônio, somado ao uso de matérias-primas naturais para pigmentação, o uso de energia renovável e o uso do processo da desfibragem de tecido, reaproveitando resíduos têxteis da nossa própria fábrica para essas confecções”, comenta Cathyelle.
Embarcando no sonho
Para os uniformes de viagem, a Riachuelo e o COB partiram de uma inspiração: o sonho de viajar para uma Olimpíada. A partir disso, trouxeram as cores do país para peças de moletom, que são elegantes e confortáveis, perfeitas para o descanso no deslocamento até a capital da moda francesa.
“Nossa parceria com o COB começou em 2021, e a principal motivação por trás da decisão foi a paixão e o envolvimento que o brasileiro nutre pelo esporte. A Riachuelo está sempre próxima de seus clientes e constantemente atenta ao que captura seu encanto e os unem. Nosso propósito é transformar vidas, e transformar vidas de brasileiros, assim como o esporte. E só uma marca de moda 100% brasileira, feita por e para brasileiros, poderia acompanhar os atletas do Time Brasil na jornada olímpica até Paris”, finaliza Cathyelle.