Logo
Cali 2021

COB participa do Seminário de Chefes de Missão dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021

Foram anunciadas a obrigatoriedade de vacinação de maiores de idade e a autorização de público nas arenas; evento reunirá mais de 3.800 atletas de 25/11 a 05/12 na Colômbia

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de ago, 2021 às 13:34 | 4 min de leitura

Compartilhe via:

O Comitê Olímpico do Brasil (COB) foi um dos participantes do Seminário de Chefes de Missão dos Jogos Pan-americanos Júnior Cali 2021, que chegou ao fim nesta quinta-feira, 26. Marco La Porta, vice-presidente do COB, e Moema Ramos, da área de Jogos e Operações, foram os representantes brasileiros no evento que contou com a presença de oficiais de 33 países, de forma presencial e virtual. 

“Foram quatro dias de palestras sobre todos os serviços que serão oferecidos: credenciamento, hospedagem, ticketing, transporte, operações de imprensa, serviços médicos, controle de doping, locais de competição e logística. Além disso, fizemos visitas aos locais de competição e subsedes e também pudemos reconhecer os hotéis que podem receber a delegação brasileira”, contou La Porta.

O Comitê Organizador fez um relatório completo dos avanços em termos de infraestrutura, operação e logística do evento, além de informar as medidas de segurança que foram planejadas para tornar estes Jogos uma festa segura para os participantes. A principal e, talvez, mais importante notícia é que estes Jogos permitirão o acesso de público aos locais de competição. Este será o primeiro evento multiesportivo internacional com torcida desde o início da pandemia.

“Decidimos junto com as autoridades colombianas ter 50% da capacidade das instalações esportivas. No entanto, quem entra deve cumprir uma série de medidas de biossegurança, como certificados de vacinação, uso obrigatório de máscaras, distanciamento, lavagem das mãos, entre outras”, disse o presidente da Panam Sports, Neven Ilic.

Medalha dos Jogos Pan-Americanos Junior Cali-Valle 2021
Medalha dos Jogos Pan-Americanos Júnior Cali 2021. Foto: Marco La Porta

“Uma questão muito importante que eles nos passaram foi o protocolo contra Covid, em que destaco a vacinação obrigatória para todos com mais de 18 anos. Os abaixo dessa idade não precisarão vacinar. Além disso, os atletas serão testados a cada quatro dias. A situação na Colômbia parece estar bem controlada, com números de casos e mortes por dia baixos, e a vacinação está no mesmo patamar do Brasil”, analisou La Porta.

Daqui a 90 dias terá início a primeira edição dos Jogos Pan-americanos Júnior com a Cerimônia de Abertura no Estádio Pascual Guerrero, na cidade de Cali. O evento contará com a participação de mais de 3.800 atletas, de 39 modalidades, entre 25 de novembro e 5 de dezembro. Cada disciplina definiu uma idade limite para a participação na competição e algumas delas, como o judô, definiram que o evento será classificatório para os Jogos Pan-americanos Santiago 2023.

“Os Jogos Cali 2021 serão importantes para nossos atletas sub-23 e, dependendo da modalidade, mais novos. Eles tiveram poucos torneios durante a pandemia e essa é uma oportunidade ímpar de retomar o nível de competição e, mais ainda, vivenciar uma Missão do COB, começar a entender como é representar o Brasil em uma competição poliesportiva internacional”, completou La Porta.


ÚLTIMAS NOTÍCIAS