Logo
COB

Conselho de Administração do COB aprova indicação de Emanuel Rego para diretor geral da entidade

Campeão olímpico de vôlei de praia também acumulará provisoriamente diretoria de Esporte do COB

Por Comitê Olímpico do Brasil

16 de jan, 2025 às 11:00 | 2 minutos de leitura

Compartilhe via:

Emanuel Rego, diretor-geral do COB. Foto: Rafael Bello/COB

Emanuel Rego, diretor-geral do COB. Foto: Rafael Bello/COB

O Conselho de Administração do Comitê Olímpico do Brasil (COB) se reuniu nesta quinta-feira, dia 16, e aprovou, por unanimidade, a indicação de Emanuel Rego para o cargo de diretor-geral do COB. A oficialização do nome do campeão olímpico de vôlei de praia ocorre um dia após a posse de Marco La Porta e Yane Marques como presidente e vice da entidade. 

Além de diretor-geral, Emanuel também exercerá interinamente a função de diretor de Esportes até escolha de um nome definitivo para este cargo.

Na diretoria-geral do COB, Emanuel será responsável pelo planejamento macro da entidade máxima do esporte olímpico do país no ciclo olímpico Los Angeles 2028 e pela liderança de todas as áreas da entidade com mais de 200 colaboradores.

“A visão do diretor-geral deve ser bem institucional, preparando o COB para todos os seus desafios durante o ciclo olímpico e representando a entidade perante o Movimento Olímpico brasileiro e mundial. Temos que dar prioridade aos projetos de todas as confederações. Elas são o nosso pilar de sustentação. E também os atletas, que vem crescendo através da Comissão de Atletas, se preparando para fazer parte do movimento. E também valorizar a governança da entidade, que já é muito bem feita, e que pode evoluir ainda”, afirmou o diretor-geral do COB, Emanuel Rego.      

Um dos mais vitoriosos atletas de vôlei de praia mundial, Emanuel tem três medalhas olímpicas. Foi ouro em Atenas 2004, prata em Londres 2012 e bronze em Pequim-2008, além de tricampeão mundial e bicampeão dos Jogos Pan-Americanos (2007 e 2011), entre outros diversos títulos na sua galeria de troféus. Emanuel está no Hall da Fama do vôlei mundial.

Após encerrar sua carreira como atleta, o paranaense de 51 anos se capacitou para atuar na gestão esportiva. Para isso, participou de cursos do Instituto Olímpico Brasileiro, como o Curso Avançado de Gestão Esportiva e o Programa de Carreira do Atleta. 

“Estes cursos foram importantíssimo no meu período de transição de carreira, buscando a gestão esportiva. Eles me deram a capacidade de enxergar o mundo dos esportes de forma diferente. E, hoje, chegando no próprio COB em um cargo importante, eu posso contribuir para que outros atletas tenham a mesma vivência nesta construção”  

Foi presidente da Comissão de Atletas do COB entre 2013 e 2017 e membro da Comissão de Atletas da Federação Internacional (FIVB), de 2016 a 2019.

Emanuel também foi Secretário Nacional da Autoridade Brasileira de Controle de Dopagem e Secretário Nacional de Esportes de Alto Rendimento do Ministério do Esporte. Foi ainda Diretor Executivo de Esportes Olímpicos no Fluminense/RJ.
Antes de ser indicado ao cargo no COB, atuava como voluntário na área de educação nas escolas municipais de Curitiba e embaixador do Esporte do Comitê Brasileiro de Clubes.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS