Logo
Jogos Escolares

Delegação sul-mato-grossense é a primeira a desembarcar em Cascavel para disputa dos Jogos Escolares

15 equipes de sete cidades do estado vão em busca da vaga para a etapa nacional. Competição começa na manhã desta terça

Por Comitê Olímpico do Brasil

2 de set, 2019 às 08:14 | 7 min de leitura

Compartilhe via:

Segunda maior delegação entre os oito estados participantes da etapa Regional Amarela dos Jogos Escolares da Juventude, Mato Grosso do Sul desembarcou em Cascavel (PR) nas primeiras horas desta segunda-feira, dia 2. A delegação composta por 163 pessoas, com 15 equipes de basquete, futsal, handebol e vôlei, tanto no masculino quanto no feminino e em duas faixas etárias, viajou 600 km em quatro ônibus e agora se prepara para estrear na maior competição escolar do país.

Escolas de Campo Grande, Ponta Porã, Dourados, Jardim, Nova Andradina, Aquidauana e Corumbá vão representar o estado em Cascavel. “Fizemos uma viagem bem tranquila e rápida. Chegamos duas horas antes do esperado. Agora é descansar para estrear na competição com vitória”, afirmou Lucas Vasquez Leandro, de 16 anos, central da equipe masculina de handebol juvenil (15 a 17 anos).

Lucas estuda na Escola Estadual Coronel Pedro José Rufino, de Jardim (MS), equipe que busca voltar à etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude após ausência no ano passado. A instituição participou de três edições nacionais, em João Pessoa 2016, Curitiba e Brasília 2017, quando conquistou a medalha de bronze.

“Teremos adversários difíceis como São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, mas nosso time é muito forte taticamente, joga junto desde os 10 anos e estamos confiantes em conquistar essa vaga para a etapa nacional, em Blumenau. Tivemos o desfalque do Everton Marçal, um jogador realmente diferenciado que arremessa com as duas mãos e que agora está defendendo o time de Itajaí (SC). Mas o time é bem entrosado, todos assumem a responsabilidade e vamos com tudo em busca dessa vaga”, afirmou o fã do craque Nikola Karabatic, três vezes medalhista olímpico pela França.

A equipe feminina de basquete (15 a 17 anos) da Escola Estadual Professora Fátima Gaiotto Sampaio, de Nova Andradina (MS), também está confiante em conquistar a sua vaga para estrear na etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude. A ala-armadora Maria Eduarda Bulcão Gomes é a mais animada da equipe.

“Enfrentamos o time de Goiás, Rio Grande do Sul e do Espírito Santo, quando perdemos por um ponto, no início do ano e nossa expectativa é boa”, disse a atleta de 16 anos. Sua companheira de equipe, a ala-pivô Nathalia Vital Verão, concorda. “Espero que a gente jogue bem, que ninguém saia machucado e que a gente suba no pódio”, afirmou a jovem de 17 anos.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), com patrocínio da Coca-Cola, parceria da Ajinomoto e do Grupo Globo, e apoio do Governo Municipal de Cascavel e do Governo Estadual do Paraná.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS