Logo
Jogos Escolares

Jogos Escolares da Juventude e NBB: o “jogo duplo” de Dannyel Russo e João Gabriel

Dupla se divide entre os treinos e competições do Colégio Batista (CE) e do Basquete Cearense

Por Comitê Olímpico do Brasil

19 de nov, 2019 às 05:22 | 6 min de leitura

Compartilhe via:

O comando técnico das equipes pertence a Dannyel Russo, enquanto a armação de jogadas fica sob responsabilidade de João Gabriel. Essa dobradinha pode ser vista nos últimos anos tanto nos Jogos Escolares da Juventude como no Novo Basquete Brasil (NBB), com Colégio Batista, de Fortaleza (CE), e Basquete Cearense, respectivamente.

“Os Jogos Escolares evoluem a cada ano e tenho ótimas recordações de cada ano que disputei o evento. Em 2015, por exemplo, me machuquei no último jogo da fase classificatória, fui para o hospital e achei que perderia a semifinal. Mas me recuperei e marquei 26 pontos naquele dia. Na final, ganhamos por um ponto de diferença no último arremesso. Não fui eu quem arremessou a bola, mas é uma conquista inesquecível”, conta o atleta de 17 anos.

No ano seguinte, o atleta conseguiu uma marca impressionante. Na vitória por 45 a 28 sobre o campeão paraense, João Gabriel marcou 43 pontos. “Foi mais um dia inesquecível, mas, além da pontuação, sofri racismo da torcida e deu até polícia no ginásio”, relembra.

+ BASQUETE FEMININO: campeãs sul-americanas sub-14 travam duelo em Blumenau

Esta é a quinta participação de João Gabriel nos Jogos Escolares. Em 2014, fez a sua estreia pelo Colégio Christus, também da capital cearense. No ano seguinte, veio o título da segunda e, em 2016, a prata, quando passou a estudar no Batista. Após perder a competição em 2017, o armador voltou ao evento em 2018, quando novamente conquistou a prata. Já em 2019, além de levar uma pancada na derrota por 60 a 37 para o Salesiano (PE), a equipe não passou da fase de grupos, apesar das duas vitórias nas rodadas iniciais.

Para treinar a equipe do Colégio Batista em Blumenau, Russo aproveitou uma folga na tabela do NBB. O treinador comanda a equipe desde 2005, quando o Comitê Olímpico do Brasil (COB) passou a organizar os Jogos Escolares.

“Aproveitei esse pequeno intervalo no NBB e na quarta-feira, assim que acabar a competição, eu e o João Gabriel embarcamos para São Paulo. Nem vamos para Fortaleza, porque temos uma sequência de jogos contra Paulistano, Pinheiros, Corinthians e São Paulo. Só brincadeira boa”, diverte-se o técnico.

Sobre o futuro de João Gabriel, Dannyel aposta alto. “É um jogador com habilidade e agressividade ofensiva impressionantes, mas que precisa dar mais valor ao trabalho defensivo, se entregar mais e jogar coletivamente. Ele sonha longe e tem muitas chances de estourar no basquete adulto. Em 2017, aos 14 anos, foi o jogador mais jovem a fazer uma bola de três no NBB”.

O técnico de 46 anos faz parte da comissão técnica do Basquete Cearense desde a criação da equipe. Auxiliar técnico de Alberto Bial durante seis temporadas, ele assumiu o time quando o então comandante se transferiu para o Vasco da Gama.

Os Jogos Escolares da Juventude são uma realização do Comitê Olímpico do Brasil (COB), com o apoio da Prefeitura de Blumenau e do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte).

+ FACEBOOK: confira as melhores imagens e assista às partidas ao vivo na página dos Jogos Escolares
+ BOLETIM GERAL: documento traz resultados, calendário, julgamentos e atividades em Blumenau 2019  



ÚLTIMAS NOTÍCIAS