Logo
COB

Na abertura oficial da COB Expo, Paulo Wanderley anuncia base do COB no Nordeste

Acordo com a Secretaria de Esportes do Ceará transformará o Centro de Formação Olímpica, em Fortaleza, na casa do COB no estado

Por Comitê Olímpico do Brasil

26 de set, 2024 às 16:46 | 5 minutos de leitura

Compartilhe via:

Paulo Wanderley na abertura da COB Expo 2024. Foto: Leo Barrilari/COB

Paulo Wanderley na abertura da COB Expo 2024. Foto: Leo Barrilari/COB

A abertura oficial da COB Expo 2024, nesta quinta-feira, dia 26, em São Paulo, contou com um importante anúncio para o esporte olímpico brasileiro. O presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Paulo Wanderley, assinou acordo de parceria com a Secretaria de Esportes do Ceará para utilização do Centro de Formação Olímpica (CFO), em Fortaleza, como base oficial para treinamentos de atletas de alto rendimento no estado do Nordeste.

“O Centro de Formação Olímpica é uma instalação espetacular, uma das melhores do país, construída em Fortaleza e que agora será a casa do Comitê Olímpico do Brasil no Nordeste. Com isso, ofereceremos às Confederações Brasileiras Olímpicas mais um local para as seleções nacionais se reunirem periodicamente. Além disso, ampliamos nossa rede de centros de treinamentos para uma região muito importante do nosso país. A intenção do COB é levar a excelência do esporte olímpico brasileiro para as regiões Nordeste e Norte já a partir do ano que vem”, afirmou Paulo Wanderley, Presidente do COB. 

Assinatura de acordo entre COB e Secretaria de Esporte do Ceará. Foto: Leo Barrilari/COB
Assinatura de acordo do COB com a Secretaria de Esportes do Ceará. Foto: Leo Barrilari/COB 

 

O CFO é uma instalação multiesportiva fruto do legado dos Jogos Olímpicos Rio 2016. A ideia é que o COB aproveite a estrutura de alto nível como uma base no Nordeste para receber mais treinamentos de campo, competições e ações de capacitação para todas as modalidades olímpicas. O acordo prevê a utilização não apenas para atletas de alto rendimento, mas também para as categorias de base e atletas em desenvolvimento.

“Hoje se realiza um sonho olímpico para nós. A parceria com o COB coloca à disposição do esporte nacional um equipamento esportivo com capacidade de atender 26 modalidades olímpicas e acomodar 246 atletas. Não é o estado do Ceará que ganha com esse acordo, é todo o esporte nacional, em particular as regiões Nordeste e Norte, que avançam na formação de atletas. É uma honra trazer o COB para o Estado do Ceará”, declarou Rogério Pinheiro, Secretário Estadual de Esportes do Ceará.

Durante a abertura da COB Expo também foi oficializado uma parceria entre o COB e a Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte, que proporcionará uma troca de conhecimento e capacitação para profissionais médicos das duas entidades. Além disso, a parceria oferecerá oportunidade aos médicos da sociedade de vivenciarem a experiência em grandes eventos como os Jogos da Juventude, competição organizada pelo COB, que reúne atletas de até 17 anos do Brasil inteiro.

Em seu discurso de abertura, Paulo Wanderley exaltou a importância da COB Expo, evento que reúne em um só local todo o mercado esportivo e proporciona vivências de todas as modalidades à fãs do esporte de todas as idades.

“É com imensa alegria e orgulho que damos início à segunda edição da COB Expo, o encontro de todos os esportes, aqui em São Paulo. Este evento marca um momento especial para o Movimento Olímpico Brasileiro, sendo o primeiro grande encontro pós Jogos de Paris 2024. Acreditamos que todos que aqui estão sairão mais preparados, munidos de novas experiências e conhecimentos, os quais poderão ser aplicados em suas vidas e carreiras. Não tenho dúvidas de que essa proximidade tem o potencial de inspirar novos talentos e motivar todos a se engajar mais ativamente em suas práticas esportivas”, declarou o Presidente do COB.

“A COB Expo é um verdadeiro parque temático esportivo, onde as experiências e o conhecimento se entrelaçam, proporcionando um ambiente dinâmico e inspirador para todos. É um evento que celebra não só o nosso potencial, a força dos nossos atletas e o trabalho incansável das nossas Confederações, mas promove também uma vitrine e um ambiente de capacitação e troca de vivência fundamentais para impulsionar o nosso esporte”, completou Paulo Wanderley, que também fez questão de exaltar o trabalho em parceria com as confederações olímpicas.

“Quero reforçar a importância das Confederações aqui presentes, que desempenham um papel fundamental na formação, desenvolvimento e apoio aos atletas, assim como na promoção de suas respectivas modalidades. O trabalho e comprometimento dessas entidades será amplamente reconhecido aqui, permitindo que todos compreendam melhor suas contribuições e conquistas ao longo dos anos. Ao final da COB Expo, espero que cada um de vocês se sinta motivado a colocar em prática tudo o que aprendeu e a compartilhar essa paixão contagiante pelo esporte. Em um trabalho conjunto, podemos elevar o esporte e os atletas brasileiros ao lugar mais alto do pódio”, finalizou Paulo Wanderley.

A abertura teve presença do presidente da Organização Desportiva Sul-americana, Camilo Perez Lopez Moreira, dos membros do Comitê Olímpico Internacional, Bernard Rajzman e Andrew Parsons, dos presidentes dos Comitês Olímpicos da Argentina, Colômbia e Peru, além de presidentes das Confederações Brasileiras Olímpicas, entre outras autoridades. 

O jornalista esportivo Marcelo Courrege foi mestre de cerimônias da abertura da COB Expo 2024 e ao final conduziu um bate-papo com a campeã olímpica de judô Rafaela Silva, que se emocionou ao falar da medalha de bronze por equipes conquistada nos Jogos Olímpicos Paris 2024.

“Fazia oito anos que eu não disputava os Jogos Olímpicos e eu me dediquei muito para conquistar uma medalha. Queria muito voltar de Paris com uma medalha e a equipe me deu isso. Foi muito especial, essa conquista conquistou meu coração. Poder ter essa conquista por equipes mistas, no coletivo, com certeza foi uma vitória da minha família. Marcou muito para o esporte brasileiro”, celebrou Rafaela Silva. 

A COB Expo segue até o domingo, dia 29, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, e a expectativa é de um público de cerca de 70 mil pessoas. Serão mais de 200 palestrantes, 100 expositores e 60 cursos, além de inúmeras experiências para o público. O público terá a oportunidade de explorar 22 espaços esportivos, cada uma oferecendo uma variedade de atividades. No total, serão mais de 1000 horas de ativações disponíveis para os presentes.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS